terça-feira, 8 de julho de 2008

Notícias positivas

É muito mais fácil publicar críticas e apontar erros do que sublinhar os aspectos positivos do nosso país. Sem nos apercebermos, acabamos por alinhar pela mesma bitola da generalidade da comunicação social. Admito que este fenómeno seja comum à generalidade dos países. No entanto nós, portugueses, temos aquele especial gostinho por falar mal de tudo e todos, e de nos lastimarmos constantemente. Afinal D. Sebastião ainda não surgiu do nevoeiro...
Para tentar contrariar esta onda de pessimismo e auto comiseração, decidi criar um novo espaço neste blog: NOTÍCIAS POSITIVAS!


Vejamos, então, a primeira...

No âmbito das mudanças demográficas ocorridas em Portugal, nas 4 décadas precedentes, é bastante expressiva a baixa progressiva da taxa de mortalidade infantil. Este relevante indicador demográfico e social, que atingia o valor de 77,5‰ (permilagem), em 1960, caindo para 24,3‰, em 1980 e, em 2001, para 5,0‰, confirma a evolução positiva das condições de vida em Portugal no período referenciado. (Dados obtidos a partir do Instituto Nacional de Estatística)

2 comentários:

©arloslemos disse...

Boa ideia mene! Já tenho perguntado porque é que os telejornais não têm uma rubrica com este nome. Lembras-te dos telejornais a preto e branco, com o chefe do governo a cortar fitinhas com muitas palmas e os nossos heróis a iram para o ultramar? Era lindo, e nós sequiosos de ver sangue, maus tratos, desgraças e calamidades. Mas tudo o que é demais enjoa, por isso apoio as NOTÍCIAS BOAS.
Aqui vai uma: O posto de saúde de Soares dos Reis, está fantástico. Instalações renovadas com ar condicionado, tv lcd com indicação das chamadas, funcionárias simpatiquíssimas e solícitas, área para as crianças brincarem em vez de se porem a berrar, enfim, até dá gosto estar à espera da consulta. Assim vemos o nosso dinheirinho bem empregue. O século XXI é fantástico!

©arloslemos disse...

Desculpem o hagá. Ele queria muito colaborar neste novo espaço mas a notícia foi fraquinha. Ele vai esforçar-se mais na próxima. Tenham paciência.