sexta-feira, 18 de julho de 2008

Dubrovnik (Lugares da minha vida)





Em 1984 ouvi falar pela primeira vez em Dubrovnik. Uma conversa de bar, com gentes que cruzam casualmente a nossa vida, revelou-me este lugar do mundo tão especial.
Fundada em 627, a cidade foi durante séculos um bastião da liberdade e da tolerância: aboliu a escravatura em 1416, muito antes de qualquer outro estado europeu, e foi palco de uma convivência pacífica inter-religiosa entre católicos, ortodoxos, islâmicos e judeus. Contudo, não ficou a salvo da guerra dos Balcãs. Entre 1991 e 1992 foi bombardeada pelas tropas jugoslavas. Cerca de 2000 bombas e mísseis teleguiados abateram-se sobre a cidade.
A reconstrução foi apoiada pela UNESCO e terminou em 2005. Dubrovnik é hoje considerado património da Humanidade.

Um fim de tarde numa esplanada da Stradum, rua pavimentada a calcário polido pelos pés que a percorrem desde 1667;
Um passeio pelas estreitas vielas típicas;
Um mergulho no Adriático, cuja visibilidade atinge os 10 metros de profundidade e a temperatura ronda os 24ºC;
Um passeio de barco (alugado por um preço módico) às ilhas que salpicam o horizonte...
Uma sensação de segurança, de calma e de tranquilidade...

Dubrovnik é, definitivamente, um LUGAR DA MINHA VIDA!

Legenda das imagens:
- Fotos subaquáticas realizadas nas ilhas envolventes de Dubrovnik (da autoria do Óscar Júnior!)
- Stradum
- Vista de Dubrovnik

3 comentários:

Al Prazolam disse...

Aqui o Al esteve lá, contigo e com o resto dos finalistas, à boleia desde Veneza. Uma cidade e envolvente maravilhosas. Antigamente chamava-se Ragusa, acho eu.
Também fiquei destroçado com os bombardeamentos. Mas parece que soube renascer das cinzas.
Belo exemplo.
Uma cidade e região a rever um dia.

©arloslemos disse...

Esta rubrica "Lugares da minha vida" é das publicações mais interessantes neste blogue. As fotos acompanhadas das referências ao local é uma mais valia para o nosso conhecimento e uma forma de dar-mos um saltinho ao local. Peço-te que nos leves a passear mais frequentemente.
A guerra dos Balcãs foi das guerras recentes que mais me perturbou. Nunca tinha associado tanto ódio, tanta desumanidade, tanta selvajaria a esse povo. Desde aí criei uma certa antipatia por essa gente.

©arloslemos disse...

Óscar Junior, vai mostrando o teu talento de peixe se faz favor!