domingo, 6 de julho de 2008

Sítios fantásticos para "morfar"...

Usando a etiqueta (se não fosse o Al Prazolan tinha-lhe chamado label) do Óscar... e a ideia das Listas do Costa, lembrei-me de publicar (com a colaboração dos monami's) o top 10 (ou 20 ou 30) dos restaurantes em Portugal onde se pode comer verdadeiramente bem...
Antes de qualquer palpite deixem-me definir o que é, neste contexto, "comer verdadeiramente bem".
A minha ideia não é elencar os restaurantes mais baratos, nem os que têm melhor relação preço/qualidade, nem os que têm comida mais bem confeccionada, nem os que têm uma paisagem soberba, nem os que têm pessoal mais simpático.
A ideia é construir uma lista que, não sendo sem critério, também não tem critério pré-definido. Ou em que o único critério, será o prazer de dar a conhecer àqueles de quem gostamos um restaurante que "nos encanta".
Tanto poderá integrar a lista um tasco com comida caseira, como um restaurante da moda.
Já tenho em mente uns 4 ou 5 espalhados pelo país.
Alguém conhece o "Martelo" em Silgueiros?.. ou o "Cepa Torta" em Alijó?.. ou "O Cabritino" em Condeixa-a-Nova?..

'bora dar palpites com as razões (atributos) para referenciar cada um dos eleitos...

3 comentários:

Vital disse...

boa ideia, Tulinho e devo desde já dizer-te que o meu mais que tudo (em todos os critérios que mencionaste ou outros)é o Tromba Rija. Em Marrazes, claro.

Óscar disse...

A Casa Matos, em Salreu, tem um arroz de grelos e uma orelha grelhada verdadeiramente fora de série!

K disse...

Não passo muito tempo sem ir à secção do banco corrido da taberna regional, e ser servido pela simpática Dona Lola que me presenteia com cabrito assado com aquelas batatinhas assadas pelas "velhotas" em forno de lenha com forte sabor a fumo, vinho verde tinto da casa (18 valores em 20), no restaurante Estrada Real, concelho de Lousada, estrada Penafiel-Amarante.
O máximo de tempo que aguento passar sem lá ir é de 2 meses...