domingo, 20 de julho de 2008

Citação, poema, dueto imprevisto e lista (claro!)

Parece-me que só eu e o Óscar é que não estamos de férias.
Gostaria contudo de contribuir para a Vossa semana de trabalho com 4 ideias:

1. Citação

«As crianças devoram antropofagicamente as coisas que as rodeiam, para se apoderarem do mundo em que entram. Mas os homens devoram-se uns aos outros, para continuarem nele. E não apenas as vidas de cada um: também e sobretudo o próprio ser de cada um. Quando alguém é modificado por actos nossos, é como se estes actos fossem um banquete ritual do que ele fora até aí. (...)
Jorge de Sena, in «Sinais de Fogo», col. Mil Folhas (pág. 383)

2. Poema

O ESPÍRITO

Nada a fazer amor, eu sou do bando
impermanente das aves friorentas;
E nos galhos dos anos desbotando
Já as folhas me ofuscam macilentas;

E vou com as andorinhas. Até quando?
À vida breve não perguntes: cruentas
Rugas me humilham. Não mais em estilo brando
Ave estroina serei em mãos sedentas.

Pensa-me eterna que o eterno gera
Quem na amada o conjura. Além, mais alto,
Em ileso beiral, aí espera:

Andorinha indemne ao sobressalto
Do tempo, núncia de perene primavera.
Confia. Eu sou romântica. Não falto.

Natália Correia (S. Miguel, Açores, 1923-1993)
Grande poeta, um espírito livre e tida por uma das mulheres mais bonitas da Lisboa do seu tempo.

3. Dueto imprevisto (unindo uma grande voz do bel canto e um rockeiro) Mas acho que funciona. Ou não?



4. Lista de 15 restaurantes no Algarve
Já não há bom e barato, mas safem-se com estes: têm cozinha regional, petiscos ou pratos de peixe e mariscos e não são exageradamente caros. O último supostamente aposta na cozinha criativa.

- Casa da Igreja - Cacela Velha - 281952126
- José Martins - Cacela - 281952126
- Costa - Cacela - 281951467
- Jerónimo - Cabanas - 281370649
- Quatro Águas - Tavira - 281325329
- Vela 2 - Tavira - 281323661
- 3 Palmeiras - Tavira - 281325840
- Fialho - Tavira - 281961222
- Alcatruz - Tavira - 281381092
- Constantino - Tavira 281971217
- Casa de Pasto Algarve - Olhão - 281702470
- Lagar - Pechão, Faro - 289715437
- Tasca Rasca - Faro - 289825996
- Lagar da Mesquita - S. Brás de Alportel, Faro - 289841888
- Casa da Tia Anica - Alcoutim - 281498313

3 comentários:

Óscar disse...

Gostei do poema, Obrigado pelas dicas dos restaurantes! Acerca da música: ela é interessante, mas acho que o roqueiro deve ter ido à casa de banho quando ouvi o tema...

Óscar disse...

Bravo pelo Jorge de Sena! Só agora o li com atenção.

©arloslemos disse...

Gosto de citações. Poemas não agarro com firmeza. Mas o Jorge fez-me pensar da razão da minha desilusão quando cheguei a adulto! Quanto ao resto, vou ouvindo boa música enquanto encho a pança, mas mais cá pelo Norte.