domingo, 6 de julho de 2008

OUVER Sade Adu...

Helen Folasade Adu nasceu numa pequena cidade próxima de Lagos, capital da Nigéria, em 16 de Janeiro de 1956. Filha de pai africano (Bisi Adu) e mãe inglesa (Anne Hayes), Sade cresceu no North End de Londres. As suas principais influências musicais situam-se na área do jazz, muito mais que na música pop: ouvia Ray Charles, Nina Simone, Al Green, Aretha Franklin e Billie Holliday. A grande influência foi, contudo, Astrud Gilberto (o que mais uma vez comprova a importância da música brasileira no contexto da música ligeira contemporânea).
Pessoa bastante sofisticada, Sade estudou design de moda na St. Martin's School of Art em Londres. Nos anos 80, explodiu no mundo do pop rock inglês, primeiro como membro do grupo Pride, e depois conquistando o mundo com os hoje clássicos temas Smooth Operator (escrito com o colega de banda, Ray St. John), The Sweetest Taboo e Hang on to Your Love.
Ao longo da sua carreira de sucesso, a cantora/compositora coleccionou vários prémios e empenhou-se em algumas causas colaborando, por exemplo, com a Greenpeace. Já vendeu mais de 40 milhões de cópias por todo o mundo. Para além do bom gosto dos arranjos dos seus temas, Sade possui uma voz única, inconfundível, sensual e quente, que lembra o som de uma flauta de cana ou um saxofone.
Os temas que escolhi para publicar evidenciam bem as suas qualidades vocais. Ouçamos pois, com atenção, esta bela mulher, uma verdadeira estátua exótica feita de chocolate...

4 comentários:

©arloslemos disse...

Tenho dois chocolatinhos desses: "Sade lovers rock" e The best of Sade". Se alguém quiser um destes, diga-me que eu vou comprar à Fnac e depois ofereço. Se alguém oferecer outros chocolatinhos eu aceito.

Tulius Detritus disse...

Podes escolher q eu tenho a colecção completa...

K disse...

Eu tenho 2 LP (vinil, claro) desta maravilhosa Senhora, que apenas tem mais 1 ano e 1 mês e meio do que eu, e talvez por isso (???) é bem mais bonita que eu.

É mesmo recomendável segundo a gramática em uso cá em casa, começar e acabar as frases com "eu" e pelo meio, espetar com mais um "eu", acho eu.

Al Prazolam disse...

Gosto muito do seu estilo, em todas as vertentes.
O som afaga-nos a alma enquanto, docemente, nos vamos afogando nele.
Se ela é sade, eu quero ser masoch!