quarta-feira, 16 de julho de 2008

Revista FORUM ESTUDANTE Julho 2008


Esta revista é distribuída em todas as escolas (secundárias, pelo menos) do país.
Não estou com disposição para comentar, por enquanto...

5 comentários:

©arloslemos disse...

Eis a liberdade de expressão em pleno orgasmo! A censura, palavra maldita, acabaria com isso. Que perda que seria!

Óscar disse...

O artigo é do género "palha para burros" ou,alternativamente,"Muita parra e nenhuma uva". É tão cretino que se torna, na minha opinião, inofensivo.

Vital disse...

Também concordo com o Óscar (finalmente!) o artigo é absolutamente inofensivo e palhoso. Mas creio que o teu post visava a publicidade, certo? E aqui entra o meu ego polémico e devo dizer-te que ao contrário da esmagadoooooora maioria não creio que a pub clara prejudique produtos ou mensagens. Num universo em que praticamente a juventude só consume por força da imitação, não vejo crime de lesa crescimento...

Al Prazolam disse...

Admito que seja inofensivo a curto prazo, mas não será inócuo a longo prazo. Até posso admitir que a mensagem tenha algum conteúdo válido se admitirmos que esteja implícito o método de redução ao absurdo.
Só que duvido que o “target” assim o entenda.
Não. O meu “post” não visava apenas a publicidade.
E dá pena (suspensa?) ver marcas tão conhecidas a terem de embarcar neste tipo de verborreia.
Tratava-se apenas de dar um exemplo de como pode haver publicações que são distribuídas gratuitamente nas escolas secundárias – e, portanto, com o aval do ME – que, a meu ver, pouco têm de instrutivo. Funcionam mais como vectores de interesses económicos travestidos de mecenas culturais/educacionais.
Cada coisa no seu sítio.
Vejam esta passagem retirado do www.forum.pt: “É uma revista cujos únicos protagonistas são os estudantes que tão bem conhece e trata por tu. Eles encontram na publicação um espaço onde podem ser eles mesmos, onde vêem resolvidas as suas dúvidas, questões, medos e anseios e, onde, acima de tudo, podem participar de diversas formas, nomeadamente entrevistando os seus ídolos ou as mais altas personalidades e participando activamente em produções de moda, como manequins.” Sublinhado meu.

A pub clara? Convenhamos que, se fosse clara, seria enfadonha.
Agora que muita dela é manipuladora e perniciosa, não tenho dúvidas.
Mas só cai quem quer? Não será bem assim. Principalmente numa sociedade com tão baixo nível de literacia e num sistema de ensino que ainda pouco se preocupa realmente com a defesa do consumidor.
Não faltam exemplos de “commercials” que vendem gato por lebre como se fosse caviar.
Ligar um produto a um estilo de vida que se sabe à partida ser quase impossível de alcançar, é o quê?
Veja-se o caso dos telemóveis. Portugal está em primeiro lugar na Europa. Antes, Portugal estava amordaçado, ou quê? E em segundo em número de carros por habitante. Então como podemos ser dos últimos em termos de bem-estar?

Não sou contra o capitalismo, sou contra o capitalismo absoluto, que consegue por vezes raiar tiques estalinistas por outras vias.

Para quando um capitalismo de rosto humano?

Vai um m(or)anguito com açúcar?

Óscar disse...

Ó Al, essa do m(or)anguito com açúcar é genial! Um trocadalho do carilho!..