quarta-feira, 2 de julho de 2008

Microchip torna-se obrigatório para cães

Começou a era dos caninos com microchips integrados em Portugal. A partir de hoje, todos os cães nascidos em Portugal, vão ter de usar microchips.

O Sistema de Identificação de Caninos e Felinos (Sicafe) entrou hoje em vigor. A nova lei, que havia sido decretada em 2003, prevê que, de ora em diante, todos os cães registados pelos respectivos donos passem a usar, obrigatoriamente, microchips que os identificam.
Até ao dia de hoje, o implante de microchip já era obrigatório para cães de caça, raças perigosas ou que estivessem em exposição para efeitos comerciais.

O Sicafe é gerido pelo Ministério da Agricultura e tem por base a recolha de registos de animais de estimação nas juntas de freguesia do País. Segundo o Público, o Sicafe conta já com mais de 208 mil cães e gatos registados.

A esta base de dados há que juntar uma segunda, que dá pelo nome de SIRA e é gerida pelo Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários. Actualmente, a SIRA conta com mais de 243 mil cães e gatos registados nas clínicas veterinárias privadas.

O uso de microchips tem por objectivo a identificação de animais de estimação e o controlo de cães de raças consideradas perigosas.

O chip, que identifica igualmente o proprietário do animal, tem as dimensões de um grão de arroz.

O implante é descrito como indolor. Dependendo do local onde é feito, pode custar entre 15 e 50 euros.

retirado de http://exameinformatica.clix.pt/noticias/mercados/997643.html
------

Impõe-se a questão:

"Dentro de quantos anos será também obrigatório para os humanos?.."

3 comentários:

K disse...

Au au?
Auuuuuu.
Au...auauauau auu aauu au auuuau.

©arloslemos disse...

Infelizmente já não deverá ser para o nosso tempo. Se fosse eu punha-o na pila. Mas depois de reflectir sobre o assunto, penso que há mais vantagens do que contras. E não me venham com a treta do atentado à privacidade. Quem não deve não teme. Havia mais segurança, não havia baldas ao trabalho, éramos mais fiéis às nossa mulheres, enfim, cumpria-se uns dos maiores desígnios de Deus: não pecarás.

K disse...

Au au aauu au au aaauuuaau
(Tradução: E além disso dava choquezinhos.)

Au auu au
(Tradução: Ai que bom)