sexta-feira, 4 de julho de 2008

Lugares da minha vida (S.Miguel-de-Entre-Ambos-os-Rios)


Lugares da minha vida, inicia-se hoje com uma belíssima proposta. S.Miguel-de-Entre-Ambos-os-Rios é uma povoação situada na Serra Amarela, Parque Nacional Peneda-Gerês. Fica a meio caminho entre Ponte da Barca e a fronteira da Madalena, junto ao Lindoso.
O dia, para ser bem usufruído, deve ser iniciado com uma marcha pedestre pelo percurso sinalizado que se pode iniciar junto ao Rio Froufe, na freguesia com o mesmo nome (cerca de duas horas de duração). Deixado o carro junto à ponte, encontramos a sinalização do percurso num caminho carreteiro que se inicia na margem oposta. Este, leva-nos ao longo do rio, em direcção a montante, através de um vale verdejante por entre bosques de carvalho-roble (Quercus robur) associados a antigas parcelas de campos de cultivo actualmente abandonadas. Estes pequenos bosques de carvalho merecem uma especial referência por constituírem resíduos da vegetação primitiva do Norte de Portugal. Sensivelmente a meio do percurso, atravessamos o rio saltitando sobre empondras, pedras colocadas estrategicamente de uma margem à outra (no Inverno, quando o caudal do rio é maior, é necessário subir mais um pouco até uma ponte que nos permite efectuar a travessia).
A segunda parte do percurso leva-nos a percorrer o lugar de Lourido (tem um café com matrecos!). A fase final é efectuada através da estrada S.Miguel/Ermida.
Segunda parte: merecido banho nas piscinas naturais do Rio Froufe (junto à ponte onde se estacionou o carro).
Terceira parte (a ser efectuada ao fim do dia): passeio de carro em direcção ao lugar de Germil. Um belíssimo percurso que nos leva através do vale do Rio Germil (fa-bu-lo-so!..).
Quarta e última parte: Jantar na esplanada do Restaurante "Novas Pontes", da família da Dona Maria José. Sopa com legumes e batatas da terra (um must!). Bacalhau à casa (um bacalhau de cebolada como já não existe, com postas que têm que ser demolhadas durante uma semana!!!). O serviço é do melhor! Gente muito atenciosa, de uma simpatia genuína. Enquanto se trincam umas batatas fritas às rodelas, estaladiças, aprecia-se a paisagem e ouve-se um infindável concerto de sons de aves e de insectos. Um dia para não esquecer!

Clicar no mapa para o observar convenientemente.

7 comentários:

©arloslemos disse...

Estou perplexo, boquiaberto, talvez até um pouco ourado com esta tua proposta. Óscar, peço-te, de joelhos, e sem sujar a casaca, que a proponhas em moldes de concretização, isto é, apontando data, hora e local de encontro, requisitos de equipamento e víveres. Isto seria para levarmos a família? Esclarece, mas, por favor, vamos a S. Miguel de blá blá blá. Programa simplesmente fabuloso!

Tulius Detritus disse...

Parabéns Óscar pela ideia genial...
Parafraseando o H.Rakiman, pf propõe o passeio em termos exequíveis, ie, com data e hora... se formos esperar por uma data conveniente para todos... vai ficar tudo em "águas de bacalhau"...
Eu alinho incondicionalmente...

Deibaidei disse...

Estás-nos a abrir o apetite...

Óscar disse...

Ideia genial: e se o próximo encontro fosse da Dona Maria José?

Tulius Detritus disse...

Eu subscrevo... e se quiserem até submeto a votação...
Pensando melhor: é mariquice... esta ideia da votação.
Vamos tentar combinar de forma menos democrática... e mais eficiente.

Tulius Detritus disse...

Continuamos à espera da proposta "formal"...
Passeio de dia inteiro a terminar na D. Maria José.
Encontro no dia x às tantas horas, etc.
É um dia de férias...

Al Prazolam disse...

Muito boa a ideia do Óscar de ir fazendo uma colectânea de locais que vale a pena visitar. Porque non in solo pane vivit homo. Também vivit de enchidos, bacalhau - tudo bem regado, da envolvência ambiente e, claro, da camaradagem.