sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Sites de referência


Para os menos atentos, informo que incluí na rubrica "Sites de Referência" mais dois endereços de excelência...

  • O primeiro, "Diplodocs", é um acervo de manuais espantoso; à data da publicação deste post continha 1.237.233 manuais de 5.364 marcas... até dá vontade de pegar nos manuais de tudo quanto é electrodoméstico e espetar com o papel no "papelão"!.. Chega ser um desafio interessante tentar encontrar um manual que não conste na colecção... querem o manual da "velhinha Pentax MX?.. ou o da guitarra Gibson Les Paul?.. ou daquele ferro de engomar que veio de casa da avó?.. está lá quase tudo!.. chega a ser difícil encontrar um manual que lá não conste... muitos deles em português... Sem dúvida que merece o lugar nos meus "Favoritos".
  • O segundo, "Ciberdúvidas da Língua Portuguesa", é um site que conheço, há já vários anos, cujo único defeito é o tempo que se perde (ou ganha!) em cada visita. Está longe da perfeição, do ponto de vista gráfico; garantidamente, a estética não é uma prioridade para os colaboradores do referido site. Contudo, qualquer dúvida relacionada com a Língua Portuguesa, se não constar já como respondida (o que é manifestamente improvável!), é cabalmente esclarecida num curtíssimo espaço de tempo. Fazendo juz ao meu nickname, para alguns colaboradores até deve ser o local ideal para esclarecer dúvidas sobre quando grafar "concelho" e "conselho", ou "passa-se" e "passasse", por exemplo... Além disso, contém artigos de opinião extraordinariamente bem escritos. A título de exemplo, recomendo (vivamente!) a leitura deste, escrito por Maria Filomena Mónica que escreve como eu gostaria de escrever quando for grande... :). Reconheço que é um pouco extenso, mas vale a pena o tempo dispendido; vale pela forma e pelo conteúdo.
Cliquem... aguardo o "fio-de-beque"... :)))))))))


5 comentários:

Óscar disse...

Excelente o artigo da Maria Filomena Mónica! Sites muito interessantes.

K disse...

Hei-de lá ir...não me faltem as forças

K disse...

Ó diabo, se calhar vou levar nas orelhitas.
Alguém me ensina como se retira um comentário?

K disse...

Urgente?

Kmett N’Ojo disse...

Ora aqui estão dois sítios que nos podem dar uma grande ajuda. Mas onde é que tu vais desencantar estas coisas?! Eu testei de imediato no Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, uma palavra que desde há algum tempo me anda a causar alguma azia – rendível. E afinal, pasme-se, parece que eles é que têm razão. Embora no meu dicionário só apareça rentável…! Vou ter de investigar melhor isto!