quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Cinema e estética

Há sempre qualquer coisa de especial nos filmes que nos cativam, que ficam na memória. Pode ser a história, as ambiências, a banda sonora, a interpretação, a beleza plástica...
É claro que alguns surpreendem-nos em todos os aspectos. Mas esses são, pelo menos no meu caso, muito raros (Modern Times, Chaplin, veio-me de repente à ideia).
Não sei se é devido à minha costela de fotógrafo, mas o facto é que costumo valorizar a componente estética no cinema: a fotografia, as ambiências, os cenários, os figurinos, a cor...
Lembrei-me, por isso, sem recorrer a grandes viagens na memória, de deixar alguns títulos ilustrativos ...

Tess (1979) - Roman Polanski
Ryan's Daughter (1970) - David Lean
Lawrence of Arabia (1962) - David Lean
Blade Runner (1982) - Ridley Scott
Bilitis (1977) - David Hamilton
The Lord of the Rings (1999) - Peter Jackson
Mulholland Drive (2001) - David Lynch
Twin Peaks: Fire Walk with Me (1992) David Lynch
Out of Africa (1985) -Sydney Pollack

... e dois trailers:

Tess:


Ryan's daughter:

2 comentários:

Vital disse...

Boa bisca, Óscar. E tudo boas películas, sobretudo Lean e Pollack.

©arloslemos disse...

É um prazer acrescido termos a capacidade de vermos cinema através dos olhares estéticos. É, de facto, um prazer enorme!