terça-feira, 30 de setembro de 2008

Ainda e sempre o 2CV


Faz 60 anos o sempre jovem "dois cavalos". Mais que um automóvel, ou um simples objecto, é uma forma de estar na vida!


Histórico: Citroën 2 CV
Quinta-feira, 7 de outubro de 1948: primeira aparição no 35° Salão do Automóvel, no Grand Palais em Paris.
Julho de 1949: inicia-se a produção na fábrica de Levallois com o nome de 2 CV A. Ele é uniformemente cinza e equipado com motor de 375 cm³ (9 cv).
1951: lançamento da versão carrinha, o 2 CV AU (U para utilitário).
1952: o cinza metalizado é substituído pelo cinza único mais escuro.
1953: a grade frontal muda de visual. O oval que envolve os chevrons é suprimido. Os assentos de pano cinza são substituídos por assentos de pano escocês.
1954: lançamento de um novo modelo, o 2 CV AZ. (equipado com motor de 425 cm³, 12 cv, velocidade máxima de 78 km/h).
1956: O 2 CV é proposto em versão AZL (luxo). O condutor usufrui, enfim, do prazer da remoção de gelo do pára-brisa, de capota em cores e de um grande pára-brisa traseiro.
1958: surge o 2 CV AZLP (para porta de porta-malas). Apresentada a versão 4x4 “Sahara”, dotada de dois motores de 425 cm³ − um acionando as rodas dianteiras, o outro as rodas traseiras.
1959: fim do cinza como cor única com o aparecimento do azul.
1960: novo capô com grade frontal removível em alumínio embutido.
1963: novo motor de 425 cm³ (18 cv e 95 km/h) e saída simultânea de uma nova versão com um acabamento melhorado: o 2 CV AZAM.
1964: acabam as portas invertidas.
1965: adopção de um terceiro vidro lateral em cima do pára-lama traseiro. O 2 CV sedã passa a ser assim uma limusine.
1970: lançamento do 2 CV 4 (435 cm³) e do 2 CV 6 (602 cm³). No mesmo ano, a Citroën organiza um passeio de 16.500 km: a corrida Paris-Kabul-Paris.
1971: incansável, o 2 CV completa uma corrida ida e volta entre Paris e Persépolis, com 13 500 km.
1972: a Citroën organiza o primeiro Pop'Cross, que se transformará na Copa da França de 2 CV Cross, uma competição automobilística ainda muito popular em 2008.
1973: o 2 CV lança-se na Corrida da África: 8.000 km de Abidjan (Costa do Marfim) a Tunis (Tunísia) atravessando o deserto do Sara.
1974: os faróis redondos dão lugar a faróis retangulares. Ganha uma nova grade frontal de cinco lâminas de plástico com os chevrons integrados.
1975: lançamento do 2 CV Especial. Recupera os faróis redondos e perde o terceiro vidro lateral.
1976: lançamento da série especial 2 CV Spot.
1979: o 2 CV 6 passa a ser o 2 CV Clube. O 2 CV Especial (435 cm³) passa a ser o 2 CV 6 Especial (602 cm³).
1980: lançamento do 2 CV Charleston em série especial. O sucesso de sua aparência retro é tal que passa a ser produzido em série no ano seguinte, com faróis cromados.
Fevereiro 1988: a produção do 2 CV termina na França na fábrica de Levallois, porém sua comercialização continua durante mais 29 meses.
Sexta-feira, 27 de julho de 1990 às 16h: a última unidade sai da fábrica de Mangualde, em Portugal. Em 42 anos (recorde de longevidade), foram fabricados mais de 5 milhões de exemplares: 3.868.634 sedãs e 1.246.335 carrinhas.

Ciência Ao Natural: Porto-Lisboa em 4600 milhões de anos

Ciência Ao Natural: Porto-Lisboa em 4600 milhões de anos

Utono da nostalgia

Isto do blogue é giro. Ontem flanava pelo tube quando dei de caras com o Sting no ne me quitte, só não o colei por causa da pronúncia. E pimba o Tullius avançou. Cu incidência do camandro. Depois virei-me para bateristas e até fiz uma listinha de três (Stewart Copeland, Gene Krupa e John Bonham) e tunga o Tullius outra vez com o Phil Collins, cujo melhor álbum é o Face Value e zóinga o Oscar junta a musiquinha de cortar os ditos ao vocalista dos Sigur Ros.
Por isso junto este: não indo até ao fim, devo dizer que o Yves está lindo de morrer aqui.

if leaving me is easy

Phil Collins escreveu este tema numa fase da sua vida marcada pelo divórcio. Uma letra pungente, carregada de amargura e revolta. Um desabafo transformado em música.

In the Air tonight LIVE- phil collins

Sempre achei curioso os (raros!) bateristas que também eram vocalistas.
Phil Collins é um mestre em qualquer das funções mesmo que exercidas em simultâneo... como se isso não bastasse ainda toca conjuntamente com outro baterista.
Vale a pena (re)ver.



Dedicado ao Hagarrakyman

Sting - ne me quitte pas

Não fazendo comparações com outras versões, ignorando a pronúncia (a fazer lembrar um fóssil da política portuguesa!), esta versão é - no mínimo - curiosa...

THE AMERICAN WAY OF ROMANCE...


segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Sigur Rós - Ágætis Byrjun (Live)

Sigur Rós é uma banda islandesa de post-rock, com elementos melódicos, clássicos e minimalistas. O nome, em islandês, significa "rosa da vitória", e pronuncia-se "si ur rous", ou ['sɪɣʏr rous] no Alfabeto Fonético Internacional. A banda é conhecida pelo seu som etéreo e pelo falsete do vocalista, Jónsi.





O vídeo parece-me de gosto (no mínimo!) duvidoso. Ficou, contudo, em 5.º lugar no "MTV's Greatest Video Ever" Se não vale a pena "ouver" decerto vale a pena ouvir...

Para quem tiver curiosidade este é o site da banda

Oswaldo Montenegro

Oswaldo Montenegro é um poeta/compositor/intérprete que me encanta.

Polémico no Brasil, desconheço a razão pela qual não existem discos dele em Portugal.

 

Na minha opinião, Oswaldo Montenegro esbanja sensibilidade, bom gosto, técnica e qualidade de som. É um artista multifacetado, com influências diversas, pelo que, para quem não conhece (e para quem conhece) trago 2+1 vídeos que espero apreciem.

O primeiro, “A Lista”, é uma balada que deve dizer bastante aos monami’s (no fundo já somos todos quase tão “cotas” como ele!..).

O segundo “Metade” é um poema declamado com um fundo musical de guitarra (se alguém achar “brega” no próximo encontro leva com uma garrafa na cabeça!..).

O +1 é um excerto de um concerto com um solo de flauta da Madalena Salles, omnipresente nos concertos do OM.

O bom gosto de OM passa também pela sua home page. Não deixem de dar uma espreitadela…






As primeiras 10 lições de golfe

1. Comprar sapatos, luva e pólo (isto tem regras)

2. Comprar um meio set: Madeira 1 (driver) 3, 5
Ferros 4,6,8
Wedge (para as aproximações)
Putter (para o green)

3. O lie (ângulo da cabeça com a vareta) deve deixar entrar a moeda à justa para debaixo da ponta do taco.

4. Zona de impacto do putter: segurar o taco com polegar e indicador, com o outro indicador encontre a zona onde não vibre.

5. Bola de dois componentes para principiantes
Bola de 3 componentes (novelo) e surlyn para médios
Bola de 3 componentes e cobertura de balata - para profissionais, mas pouco resistente

6. Limpe os rasgos.

7. Golfe: 98% de posição e 2% de acção.

8. Pega sobreposta ou Vardon
2 cm do grip ficam visíveis
Grip na palma esquerda: diagonal desde o pulso passando pelo meio do indicador. Dobre na articulação. O polegar no centro do topo. O vertice do V aponta para a orelha direita.
Mão direita: dois dedos médios pousados na articulação.
O mindinho sobrepõe-se no nó do indicador esquerdo.
Polegar direito na face anterior, incline a vareta para a esquerda com o indicador: posição de gatilho.
O vértice do V aponta para o ombro direito.

8. a). Pega entrelaçada.
Grip na diagonal com o indicador a apontar para baixo.
Entrelaçe o mindinho.
O polegar esquerdo fica entalado pela mão direita.
Polegar e indicador direito em posição de gatilho

9. Duas mãos (basebol)
Polegar esquerdo pousado para a direita do grip.
Mão direita entala o polegar esquerdo.
Mindinho fica junto mas não por cima da mão esquerda

10. Teste a pega suspendendo o taco entre o pulso e o indicador.
Pegar ligeiro.

Chega de objectivos!!!

Tanto quanto sei, a principal causa da crise financeira norte-americana esteve relacionada com crédito mal-parado sobretudo no sector imobiliário. Os gestores dos bancos (os tais especuladores!), pressionados por OBJECTIVOS DEMASIADO AMBICIOSOS, aliciaram as famílias a recorrer ao crédito fácil para compra de habitação. É claro que, com o aumento do desemprego, muitas dessas famílias (sobretudo os negros e os hispânicos) não puderam cumprir as suas obrigações. O resultado foi o que se viu.

Em Portugal, o governo dito socialista quer agora implementar o modelo neo-liberal (com a tão apreciada EFICÁCIA!..) na escola pública. Os professores, no contexto da avaliação da sua carreira vão ter que definir, no início de cada ano, os seus objectivos individuais. Estes, terão que incidir sobretudo na taxa de sucesso e na taxa de abandono escolar. "Este ano proponho que as minhas turmas tenham uma taxa de sucesso de 90%, e que a taxa de abandono seja inferior a 5%". Como é possível um professor, à partida, ter como meta a aprovação de 90% dos seus alunos? E os outros 10%? É claro que nem sempre é possível passar todos os alunos. Mas devemos partir desse pressuposto? Quanto a mim, um profissional que no início do ano tenha como objectivo a reprovação de 10% dos seus alunos devia ir "acartar tijolo e baldes de massa"!!! Não está a fazer nada na escola.

Os professores, completamente atarantados com tanta mudança, tanta novidade, perderam ó espírito crítico. Comem a palha que lhes aparece à frente (ou será que sou eu que estou a ficar maluco?).
Qual o resultado de tudo isto? Não me parece que venha a ser grande coisa... a não ser que o sistema mais uma vez "coma o modelo de cebolada" e fique tudo na mesma. Do mal, o menos!

domingo, 28 de setembro de 2008

Publicidade anti-tabágica


Imaginem que estão numa sala de fumo... olham para o tecto e dão com a imagem do cartaz... 





Dois monstros!

Dois monstros: o da composição e do bom gosto, Jobim, e o da guitarra e dos arranjos, Metheny. O resultado não é uma monstruosidade, mas sim uma enormidade, um momento único!
How insensitive cantado por Jobim, com uma voz que denunciava já as dificuldades respiratórias provocadas por um cancro do pulmão (fruto de um consumo obsessivo de tabaco) que iria causar o seu desaparecimento (no ano da gravação do vídeo publicado). Nem a sua voz aflita de ar, titubiante, retira qualidade à interpretação.

Isto sim, é Fado

Porque hoje é domingo, aqui vai da grande diva (podia ser «Fado Português», de Régio e Oulman, que também é bonito ou o Barco Triste, pela Cristina Branco, mas não dão para copiar).

Chopin: Prelúdio Opus 28 nº4

Ao longo da História houve composições musicais que perduraram incólumes até aos dias de hoje com uma força e uma qualidade avassaladoras, independentemente das correntes estéticas e das modas dominantes. Muitas dessas composições caracterizam-se pela simplicidade extrema.
Hoje, decidi publicar uma delas.
Tomei contacto com este prelúdio através da belíssima e sensual Jane Birkin (uma beleza intemporal?). Na altura, toda a gente gastava agulhas de gira-discos a tocar o Je T'aime, moi non plus. Curiosamente, o tema do lado B, do 45 Rotações, sempre me agradou mais. Anos mais tarde percebi que a melodia tinha sido adaptada precisamente deste prelúdio.
Ouçamos, então, as duas versões desta MÚSICA DA MINHA VIDA!

sábado, 27 de setembro de 2008

Posso?

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um não. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo...

(Fernando Pessoa, claro)

Aqui vai, tipo Jacques Grelo

Aqui está dedicado ao Al Prazolan, relapso, que não pode faltar na próxima reunião já que é mais próximo da gruta dele. (Ah, e como prova do meu cosmopolitismo e gabarolice, devo dizer que vi este espectáculo do Cirque du Soleil no Quebéc - de onde são originários)

tenho acesso ao computador.
Hi Hi Hi.

Paul Newman - RIP

Será recordado por uma boa meia dúzia de filmes, entre eles Butch Cassidy, The Sting, Hud, The Hustler and Road to Perdition... Bom actor, bom homem (200 milhões em doações)
Ei-lo:

Beaker

Lembram-se dos Marretas? Então tomem lá o Beaker em HD!


Ode To Joy from Beaker on Vimeo.

Ah, pois! Para verem em HD, acho que têm de o abrir no Vimeo mesmo...! :( Pena.

Regras para um novo campeonato de futebol

Ah e tal… o que é que fazias se te saísse o euromilhões?
É a pergunta recorrente, sempre que os “jackpots” se acumulam por algumas semanas. E a gente põe-se a matutar e diz sempre a mesmas bacoradas dos iates e dos casarões e das viagens… Eu cá não! Eu cá quando me sair o euromilhões (sim, é apenas uma questão de tempo!), vou criar uma liga de futebol onde as equipas se poderão inscrever para um novíssimo campeonato com regras completamente novas.

Antes de mais será cheio de tecnologia:
- chips na bola e nas balizas;
- sensores de pressão nos equipamentos dos jogadores pra desfazerem duvidas sobre atiransos prá piscina;
- GPS’s colocados nos jogadores pra marcar os foras-de-jogo automaticamente.

E depois a revolução nas regras:
- as faltas punidas com vermelho directo, dão origem a penalti, independentemente do local onde a falta é cometida, além da expulsão do jogador faltoso;
- 2 faltas punidas com cartão amarelo pelo mesmo jogador, dão origem a vermelho com penalti e expulsão;
- se uma equipa acumular 4 cartões amarelos, é punida com penalti.
- os pontos para o campeonato são iguais aos golos marcados pelas equipas. Assim se um jogo ficar põe exemplo 3-2, a equipa vencedora ganha 3 pontos e a equipa derrotada ganha 2. Com 0-0 ninguém ganha pontos!

Que tal? Tenho adeptos? Estou aberto a novas sugestões.
Já agora, também aceito sugestões para o nome deste novo futebol.

E, oh Vital, não me venhas dizer que só aceitas amigos que não gostem de futebol, porque isso é outra forma de fanatismo. Eu até nem sou grande adepto, por isso não receio perder-te prá concorrência.

Merci Labrosca

Já estava para publicar esta há muito. Aqui vai com um obrigado pessoano ao Labrosca pela vinhaça. Esteve com muito estilo. Pena que não o deixassem declamar. Bardo!!!



Agora até ao tasco do Sr. Matos.
Agarra-me essa patanisca, óscar...

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Isto não é a Requieira...

Um descarado plágio de uma "musiquinha" dos quatro da "piscina de fígado" seguido de uma imagem que foi o que se conseguiu arranjar depressinha

When I find myself in times of trouble, mother Mary Lurdes Rodrigues comes to me,
speaking words of wisdom, MAGALHÃES.
And in my hour of darkness she is standing right in front of me,
speaking words of wisdom, MAGALHÃES.

MAGALHÃES, MAGALHÃES, MAGALHÃES, MAGALHÃES.
Whisper words of wisdom, MAGALHÃES.

And when the broken hearted people living in the world agree,
there will be an answer, MAGALHÃES.
For though they may be parted there is still a chance that they will see,
there will be an answer. MAGALHÃES.

MAGALHÃES, MAGALHÃES, .....

And when the night is cloudy, there is still a light, that shines on me,
shine until tomorrow, MAGALHÃES.
I wake up to the sound of music, mother Mary Lurdes Rodrigues comes to me,
speaking words of wisdom, MAGALHÃES.


quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Erro de projecto ou arquitectura pós-moderna?


Como chegar à Requieira

Caros Monamis6f:
Via Norte direcção Maia
Passam Maia
Passam Jumbo (fica à esquerda)
Passam Viveiros Norteplantas (fica à direita)
Passam Decathlon (fica à esquerda)
Passam bomba da Galp (fica à direita)
Começa a descer
Passam Pingo Doce (fica à esquerda)
Passam 3 prédios amarelos (ficam à direita)
É a casa velha da esquina da direita.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

BILITIS - FRANCIS LAI - SCENE D'AMOUR



Inspirado pelo artigo do Óscar e imbuído do mesmo espírito saudosista aqui vai um pequeno vídeo dedicado ao H.Raky (ele sabe porquê).

Un homme et une femme

Esta música persegue-me (no bom sentido) desde a infância. Fazia parte da apresentação de um programa que passava todos os Domingos. A essa hora lá estava eu, de pasta já feita para a escola, com aquela sensação um tanto desagradável de término de mais um fim-de-semana. O tema era, então, um pequeno consolo. Um aconchego que ajudava a enfrentar a situação com menos drama.
Esta sensação agradável voltou quando deparei com o vídeo que agora publico. É, de facto, um tema muito bonito escrito pelo inspirado Francis Lai. O filme, vi-o mais tarde. Um bom filme, sem dúvida!..

Let's look at the trailer! (Não sem antes chamar a atenção para os diálogos um tanto kitsch mas que não deixam também de causar alguma nostalgia pelos tempos em que ouvíamos às escondidas os temas românticos da Jane Birkin e do Serge Gainsbourg).

As velas ardem até ao fim

Sandór Márai foi uma das minhas últimas grandes descobertas.

Escritor de origem húngara (11/4/1900 - 22/2/1989) opôs-se ao nazismo e ao comunismo. Deambulou pela Europa acabando por se fixar nos Estados Unidos. Suicidou-se com 89 anos, só e esquecido.

O livro é absolutamente magnífico! Uma escrita contida, elegante. Um enredo fascinante no qual são abordados de uma forma magistral temas como a amizade, a paixão, o sentido da vida...
Extremamente original, envolvente e profundo. A melhor leitura dos últimos anos!
Aconselho vivamente!

Sinopse:
"Um pequeno castelo de caça na Hungria, onde outrora se celebravam elegantes saraus e cujos salões decorados ao estilo francês se enchiam da música de Chopin, mudou radicalmente de aspecto. O esplendor de então já não existe, tudo anuncia o final de uma época. Dois homens, amigos inseparáveis na juventude, sentam-se a jantar depois de quarenta anos sem se verem. Um, passou muito tempo no Extremo Oriente, o outro, ao contrário, permaneceu na sua propriedade. Mas ambos viveram à espera deste momento, pois entre eles interpõe-se um segredo de uma força singular..."

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Os onzes da minha vida...

Já vos disse que detesto futebol, contudo consigo perorar horas a fio como quem grama o estúpido jogo.
Para provar isso aqui vai o onze da minha vida: convido os footincultos dos meus amigos a participarem.
Guarda-redes: Pfaff (não a máquina de coser, mas o guarda-redes belga de que vi o maior golpe de rins de sempre, salvo erro em Madrid, nos anos 90).
Defesas: Beckenbauer (Kaiser) e Branco (defesa esquerdo decisivo)
Meio Campo - Platini, Zico, Rivelino, Butragueño e Hagi
Avançados: Messi, Belanov e Maradona
Suplentes:
Meier (guarda-redes mítico do Bayern e da Alemanha dos 70's. Basta ver a final da Taça Uefa Leeds vs. Bayern salvo erro em 75)
Berthold, (grande defesa direito alemão 96) Baresi e Maldini (reis do catenaccio)
Van Basten, Redondo (só inteligência) e Gullit, Chris Waddle, Glenn Hoodle, e Giggs, Stoichkov (muito bom, mas quezilento e problemático)tal como George Best;

Portugueses:
Bento, Gabriel, Humberto Coelho, Ricardo Carvalho (imperiais) e Mário Jorge (os laterais passaram ao lado de grandes carreiras - basta ver o jogo em 1885 contra a Alemanha em Estugarda)
Madjer, (o mais completo de sempre), Alves (mestre), Rui Costa e Chalana
Oliveira (genial) e Futre

Suplentes: Paulo Sousa, Costa, Carlos Manuel, Toni, Gomes e Frasco

Veradeiras fraudes futeboleiras e grandes mistificações, feitas pela comunicação social, que nunca teriam lugar na minha equipa: Figo, Cristiano Ronaldo, Nené e Jordão.

Treinador: Eu e Mourinho (como adjunto)

Speak low

Speak low, um tema escrito por Kurt Weill (música) e Ogden Nash (letra) na década de 40, tornou-se um clássico do jazz e da música ligeira. Resolvi trazer aqui duas belas interpretações: uma da grande Sarah Vaughan, outra da menina Marisa Monte. Sei que é uma maldade que faço à mocinha brasileira. A Sarah é um verdadeiro monstro! Para quem não a conhece suficientemente bem, aconselho uma audição atenta do vídeo publicado. É simplesmente arrepiante!!! A Marisa Monte tem, também, uns dotes vocais bem interessantes. E depois empresta ao tema um certo charme bem brasileiro!... Pena é que, em minha opinião, nem sempre saiba escolher um reportório à altura do seu talento.
Saboreiem, então, estes bons momentos de música.
Ooops! Não é possível publicar o vídeo da Sarah (Embedding disabled by request). Fica aqui o endereço http://www.youtube.com/watch?v=PAfEHO8znY4.
Prometam-me que vão ouvir!

Curiosidade

Experimentem pesquisar no Google "Cozinha da Requieira"... e vejam os links que aparecem em terceiro e quarto lugares...

A hipócrita pepineira borrachosa do dia sem carros...

Se há coisa que me engatilha com os nervos é essa borracheira do dia sem carros. Que panhonhas. De todos os povos do mundo os portugueses são os marretas que mais amam os carros. É científico e está provado. Aliás, só amam mais os centros comerciais, a tele-telenovela e a borracheira do futebol.
Então andam todo a vida a trabalhar para passar do Corsa para BM série 200, aceleram em todas as circunstâncias e depois em Setembro para a rentrée não ser dura os maiorais dos autarcas determinam que há um dia sem carros no centros da cidade tornando caótica a circulação. Depois voltam para os gabinetes e autorizam o derrube de mais 350 castanheiros, pinheiros, azáleas - ajuda-me Oscar que já não me lembro de mais - para fazer mais uma ritunda. Ou mais um bia cu trânsito já é munto.
Que os pariu.
Em 1980 visitei uma terriolas na Holanda e ao lado da estrada tinha um passeio, a seguir um intervalo de relva, depois uma ciclovia, depois um pedaço de relva e por fim uma caminho de terra. Perguntei: o passeio é normal, a relva é bonita e aceita-se, a ciclovia já é modernice mas ainda vá, mas mais um caminho, para que raio será? Para as pessoas que querem andar a cavalo, idiota!, foi a resposta.

Mais aviso: só aceito como amigos e pessoas que me dirijam a palavra tipos que não tenham carros da moda, que não vão a centros comerciais mais do que uma vez por mês, e tem se der por motivos familiares ou Fnac, que se recusam a ver telenovelas - sejam quais forem e que não falem de futebol nem obrigados ou por motivos de cordialidade e circunstância.
Gajas, tanto faz, podem ser quaisquer umas!

A propósito dos nossos colaboradores mais distraídos...

Alguns dos colaboradores monami6f têm andado ausentes. Por essa razão, sugiro alguns (pequenos) acertos nos seus "nicknames":

Hagarrakyman, passaria a chamar-se Já-não-hagarraky-man. Sobre o Al Prazolam, faz mais sentido chamá-lo de Al Fora-de-prazolam. Finalmente, o Deibaidei... eu acho que ele é verdadeiramente um Dei-baldei-me !!!

Que acham destas sugestões?

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Duas (+2) embirrações muito minhas.

Desculpem, não se pode exportar a Maya e o António Vitorino, juntos?
A Maya! Essa novidade, essa criatura criativa que ganhou estatuto a ler sinas, tipo saúde, dinheiro e amor, avançou para estrela de tv e agora faz praticamente tudo: comentadora cor-de-rosa, rp nas discotecas algarvias, eu sei lá. Eu também quero estudar naquela universidade, tirar um curso daqueles, ganhar aquele pastel. Dai-me uma oportunidade. Por favor...
E aquele António Vitorino, a amostra acabada do político português: sabe tudo, fala sobre tudo, comenta tudo e alguma coisa. É baixinho, careca, dá passinhos muito rápidos, o cós das calças fica um tudo nada subido no entrepernas, as mãozinhas suadas e de dedos papudos dão passou-bens molengas... Iac! Não o mandem para Bruxelas manden-no para Alma Ata.
Ah, e a embirração mais uma é a Judite de Sousa, essa epítome jornaleira para quem o sapinho papudo acima debita as aleivosias jocosas e jucundas. As boquinhas da Ju quando percebe as pesporrentas implicações das tiradas maquiavélicas do Vitó são de gritar por mais.
A embirração mais dois é: já adivinharam seus cabrões, claro, o maridinho da Ju. Esse mesmo o Seara da Câmara de Sintra que também palpita cobardemente sobre futebol.
Enfim, fico-me por aqui, por isto são como as cerejas...

Qualquer gajo decente pode espetar duas galhetas nas personalidades acima. Eu só não o faço porque sou um cobarde lambe-botas...

Kagel (DEP)

Não é o compositor da moda, mas é melhor que a Madonna...


domingo, 21 de setembro de 2008

sábado, 20 de setembro de 2008

As 20 frases mais ditas antes de quinar...

1. Dispara, se és homem...
2. Atravessa rápido que ainda dá...
3. Não te preocupes: o que não mata, engorda...
4. Calma, que este alicate está completamente isolado.
5. Sabes qual a hipótes de isso acontecer? Uma num milhão.
6. Esta camisola do Benfica não é minha, eu sou portista como vocês.
7. Adoro estas ruas, são tão tranquilas!
8. Tens a certeza de que não há perigo?
9. Nem acredito que vou saltar de pára-quedas! E fui eu mesmo que o dobrei!
10. Aqui é PT-965 levantando voo pela primeira vez sozinho...
11. Confie em mim!
12. Fala o capitão: vamos passar por uma zona de ligeira turbulência.
13. Capacete? Não é preciso, está calor.
14. Este rio é pacífico.
15. Acredita em mim.
16. Vem cá fora se és capaz...
17. Tu és grande, mas não és grande coisa.
18. Tens a mania das artes marciais, é?
19. Oh, não bebi quase nada.
20. Podes fazer festinhas. É um pitbull, mas é mansinho.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Este é o meu estilo de música.

Hiromi Uehara
Sakura Sakura
(Sakura significa cerejeira)

Hiromi Uehara,
nasceu em 1979, em Shizuoka, no Japão.

Passeios de Outono



Outono nos bosques. Mata de Albergaria, 2/11/2007


Aproximamo-nos rapidamente do Outono. Esta, é uma época especialmente indicada para passear: já não está demasiado calor, os dias ainda são suficientemente grandes para podermos usufruí-los e a natureza enche-se de cores magníficas.


Porque é muito mais interessante vivenciar essa experiência do que simplesmente imaginá-la, proponho-me organizar um safari fotográfico para os bloguistas interessados. Será necessariamente num Sábado e terá lugar lá para finais de Outubro, princípios de Novembro (quando as folhas estiverem mesmo a pintar!..).


São duas as opções:


a) Mata de Albergaria - Gerês: percurso bastante longo (5 a 6 horas), lindo de cortar a respiração! Terá de incluir sandocha e peça de fruta porque não há tempo, nem grande lugar, para almoçarmos.


b) Mata do Mezio - Soajo: percurso curto (máximo uma hora); também muito bonito e com a vantagem de podermos levar mais material ( tripé, etc), de termos aquele tempo necessário para olhar, e de podermos acabar a jornada no Restaurante do Senhor Videira a comer por exemplo cozido-à-portuguesa.


Desta vez, vai ser a valer!

ILUMINADOS

Um pequeno apontamento. Um trecho incompleto de um tema, acompanhado de um vídeo desinteressante. No entanto... não resisto a partilhá-lo convosco!

Uma, não! Meia pequena pérola vinda do outro lado do Atlântico:
Ivan Lins e Eliane Elias - Iluminados

Dedicada ao Tulius.

O melhor som do Mundo...

Este vídeo já há muito passa na net...
Continua a ser um desafio vê-lo sem, pelo menos, sorrir...




Ontém fui à Requieira encomendar o jantar de 26Set2008.

Tenho a informar, que só vai haver um prato, que é o prato da noite das sextas-feiras, isto é, bacalhau assado no forno a lenha, com batatas.

Lastimo mas o feijão com chispe é só às quintas-feiras.

Lastimo ainda informar, que infelizmente, para quem anda a tentar emagrecer, haverá previamente :

azeitonas, cebola cortada longitudinalmente com sal grosso e vinagre, presunto com muita gordura, pataniscas de bacalhau.

Penso que o vinho das duas pipas deve chegar.

Encomendei para 7 monamis6f, mas voltarei lá na quarta-feira para dizer que são 12?

Estou à espera das restantes inscrições.

Toma lá da Madonna!!!

Dedicado ao Óscar, grande comentador e grande apreciador da boa música (atenção ao vídeo)

Agarra que é a Denise...

Mulher trompete bota a tua música (dedicado ao Deibaidei) grande soprista do jazz

Santana rói-te...

Eis umas fotografias de umas amigas minhas que gostavam de aderir a este blogue e participar numas brincadeiras inofensivas:


No passado domingo houve romaria na capital do Império. Concerto da Merdonna. Não fui ver e não gostei (tipo livros do José Saramago).
Não alinho e tenho um ódio de estimação à mecinha. E também sei que ela não gosta de mim. Mas como é que se pode gostar do concerto de uma gaja que canta 32 vezes Borderline numa música e 73 vezes seguidas Like a virgin noutra? Que raio de música é aquilo? E aquela musiquinha tão inspirada que parte de um sample dos Abba?, ...até onde vai a falta de inspiração?
Ah e tal não tem voz mas é um grande espectáculo. Grande em quê? Pirotecnia e efeitos especiais? Ou no número de papalvos que paga 60 ou 70 Euros para ver aquela trampa travestida em foguetório ensurdecedor. E quando ela fala (pseudo)castelhano para os tugas? E quando os chama motherfuckers, acertando?
Ah, mas tem um corpo para 50 anos. Porra, mas isso também a Jane Fonda e a minha professora de ginástica e não se põem a armar em cantoras.
Meu Deus, perdoai-lhe. Pior é impossível. Mas não perdoes aos patós...
Ide, ide, corram a comprar essa obra-prima que é o hard candy.

Balanço bom nos teus braços...

Estive indeciso porque queria uma batida, mas depois pensei no choro que acho um género maior do Brasil que não é só samba e bossa nova e assim cheguei a uma das maiores - uma verdadeira querida. Senhoras e senhores:


Bolas, a versão que queria não pode ser transcrita, mas está no tube: para ver as meninas...

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Jill Scott e George Benson: "Summertime"

Hoje, apetece-me partilhar boa música com o pessoal monami6f. Jill Scott é, por certo, uma agradável surpresa para muita gente. Ouçam-na na interpretação deste clássico...



Mais informações sobre Jill Scott aqui.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Ó pessoal monami6f:
da próxima sexta a oito
é dia 26, última sexta-feira de Setembro.
Ainda só há 7 inscritos para a REQUIEIRA.
Afinal está tudo a dormir????
ACORDEM
INSCREVAM-SE
Desafio-vos a comprometerem-se a levar e ler, findo o jantar, no repasto da sobremesa, um pequeno poema que gostem.
Eu, pela minha parte, comprometo-me a ler um.
Nem que me venham as lágrimas com a emoção.
Poema é sempre emoção.
Caso contrário não é poema.
Para aperitivo, tomem lá este do grande Fernando Pessoa:

Foi um momento
O em que pousaste
Sobre o meu braço,
Num movimento
Mais de cansaço
Que pensamento,
A tua mão
E a retiraste.
Senti ou não ?
Não sei.
Mas lembro
E sinto ainda
Qualquer memória
Fixa e corpórea
Onde pousaste
A mão que teve
Qualquer sentido
Incompreendido.
Mas tão de leve !...
Tudo isto é nada,
Mas numa estrada
Como é a vida
Há muita coisa
Incompreendida...
Sei eu se quando
A tua mão
Senti pousando
Sobre o meu braço,
E um pouco, um pouco,
No coração,
Não houve um ritmo
Novo no espaço ?
Como se tu,
Sem o querer,
Em mim tocasses
Para dizer
Qualquer mistério,
Súbito e etéreo,
Que nem soubesses
Que tinha ser.
Assim a brisa
Nos ramos diz
Sem o saber
Uma imprecisa
Coisa feliz.
Desejo um bom fim de tarde para os amigos MONAMIS6F

Ajudem-me a gostar mais do meu país…

Em tempos o Óscar publicou um artigo (vide “Notícias Positivas”) – muito bom, como tudo o que o Óscar escreve – apelando à tentativa de “contrariar a onda de pessimismo e auto comiseração”; reconheço que “é muito mais fácil publicar críticas e apontar erros do que sublinhar os aspectos positivos do nosso país”… mas quase em desespero que começo a escrever este artigo.

Andaremos todos tão distraídos que ninguém “estrebucha” perante as atrocidades a que temos assistido?..

Em que maldito país do terceiro mundo vivo eu em que um sujeito é levado para a esquadra e lá dentro (pasme-se!) é atingido por 4 ou 5 tiros disparados por um outro que também lá estava?.. Como se esta atrocidade não bastasse o “animal” que disparou foi libertado no mesmo dia e aguarda julgamento (confortavelmente…) na residência… se entretanto não optar por se “pisgar” para o Brasil…

Se isto não vos espanta suficientemente, saibam que não tem nada de inédito!.. Também há dias um indivíduo foi a tribunal acusado de roubo e foi para casa aguardar julgamento… pelo caminho aproveitou e… “gamou” um carro (não lhe devia apetecer ir a pé!); teve azar e voltou a ser apanhado… voltou ao tribunal… e voltou a ser libertado!.. provavelmente para ir “gamar” outra viatura…

Não me interessa se a culpa é da legislação, do “legislador”, dos juízes ou do meu vizinho do lado… minha não é certamente… (“e a chuva não bate assim”… isto foi um devaneio a despropósito…).

E se o telejornal nos brinda com notícias deste calibre, logo a seguir temos uma escolha a roçar o obsceno… em “horário nobre”!

Alguém já viu (leia-se: já aguentou mais de 5 minutos) um programa chamado “Tele Rural”?.. Aviso que não é mau… é PÉSSIMO… é do mais primário, desengraçado, básico, rasca e absurdo que vi até hoje… Se alguém tiver curiosidade (e estômago!) pode “espreitar” os vídeos no youtube (sim, os cretinos têm honras de constar na net), deliciar-se com os comentários aos vídeos… e concordar que temos um país de mentecaptos, cretinos, idiotas e trogloditas.

Se não fosse a certeza de “ordinarar” (desculpem o neologismo) o nosso blog ousava colocar aqui um dos vídeos… mas juro que é demasiado rasca… fica no entanto o link para um qualquer (juro que não escolhi!) para quem tiver coragem.

video

Desculpem o derrotismo… mas fiquei muito mais aliviado… até já suporto mais um bocadinho o meu país…

PS: Desculpa Óscar… mas tenta animar-me…

Acerca da crise financeira mundial...

Não sou economista. Não quero (nem posso!) dissertar sobre economia. A minha compreensão sobre os fenómenos económicos e financeiros é limitada. Há, no entanto, acontecimentos que fazem reflectir (e pensar que talvez não seja o único a não saber do assunto...):

Durante esta semana temos sido invadidos com notícias de uma grave crise financeira iniciada nos EUA. Primeiro faliu o Lehman Brothers, o quarto maior banco americano. Depois, foi a AIG, a maior seguradora mundial (40 mil apólices em Portugal!) em grave risco de fechar as portas. Tanto quanto sei, as razões da crise não surgiram (pelos menos em boa medida) do sector económico.

- Estas realidades merecem as seguintes considerações:
a) Economia e finanças são cada vez mais dois mundos distintos. O financeiro navega num espaço virtual baseado no pressuposto que dinheiro gera dinheiro sem que por trás nada de concreto seja produzido, seja criado (Estes romanos são loucos!);
b) Este quadro propiciou o surgimento de um novo grupo social: o dos especuladores (tendencialmente marginal e perigoso!!!);
c) Afinal, as virtualidades do neo-liberalismo (e da tão propalada auto-regulação dos mercados)não são assim tão óbvias...
d) Como sempre, quem vai pagar a factura da crise são os milhões de europeus desempregados, os milhões de africanos famintos, os milhões de escravos asiáticos, os milhões de americanos atirados para o desemprego e miséria.

P.S. Quando ouvi a notícia do risco de falência da seguradora vieram-me à memória discursos de políticos ditos de "direita" sobre as enormes vantagens de deixar ao sector privado a gestão das nossas reformas. Gostaria que esses senhores comentassem a situação das pessoas que ficaram de "mãos a abanar" depois de anos e anos de poupança pessoal.

Directamente de Salreu para... o MONAMI6F!


Felosa-comum (Phylloscopus collybita), 13/9/08

terça-feira, 16 de setembro de 2008

NF volta a brilhar... ;-)

Parabéns NF. Mais um apontamento de enorme "bom gosto".

Monami's não deixem de ler o comentário que NF deixou no artigo do Óscar “Comentários, precisam-se!..”

Citando NF:

Uma vez que fiquei com a ideia de que andam um pouco perdidos em termos de identidade, aqui vai algo que penso vos pode ajudar:

http://wordle.net/gallery/wrdl/190910/Monami6f

Foi feito a partir do vosso blog. O tamanho da letra de cada uma das palavras é proporcional ao número de vezes que essa palavra aparece nos títulos dos vossos posts de Setembro. Uma maneira diferente e mais rápida de fazer uma síntese. E ainda por cima fica lindo de morrer...


Sem prejuízo de verem esta imagem que aqui deixo, visitem este “site” porque as imagens são geradas de forma dinâmica… quero dizer que, além de permitir ajustar uma série de configurações (cores, tipos de letra, fundos, etc.), as imagens serão sempre geradas em função dos títulos dos artigos. Experimentem porque é interessante e é giro…





PS: Optei por publicar esta referência pelo facto de ter consciência de que são muito mais lidos os artigos do que os comentários aos mesmos. NF continua a optar pelos comentários… eu continuo a lamentar… mas a respeitar. 



The Great Gig In The Sky

Escrita por Rick Wright, “The Great Gig In The Sky” é para mim, a música mais bonita dos Pink Floyd. Rick Wright disse que não tinha medo de morrer. Que podia acontecer a qualquer hora, não se importava. Porque haveria de ter medo de morrer. Não havia razão para isso. Tinha de acontecer a todos algum dia. Esse dia, foi hoje.

Quem gravou o original foi Clare Torry, a quem os membros dos Pink Floyd disseram, aquando da sua audição, que se tratava de um disco sobre “birth, and death, and everything in between”. Após algumas tentativas frustradas, Clare preparava-se para desistir da gravação quando disse para si mesma: “Maybe I should just pretend I’m an instrument “. Foi então que ela pediu “put the tape on”, pois aquilo a que costumava chamar a “First-take Torry“, era muitas vezes a melhor gravação de todas. Mas não foi o caso, Dave Gilmour pediu-lhe que tentasse só mais uma vez “but even more emotional”. Ao sair da gravação, Clare agradeceu e pediu desculpa. Sentia-se embaraçada por achar que Rick Wright estava triste com a gravação. Achava ter cantado mal…! Era um domingo. Tinha chegado às 19h para começar as gravações, ainda não eram 22h e já jantava com o namorado, no Chelsea Kitchen, em King’s Road. Fora rápido.
Um dia mais tarde, ao passar por uma discoteca em King’s Road, viu um enorme poster de publicidade com um prisma e o espectro da luz, e as palavras Pink Floyd. “I wonder if that’s the album I did that singing on”, pensou Clare! Entrou na loja, pegou num album e leu: “Vocals on The Great Gig In The Sky - Clare Torry’. Comprou-o e foi para casa ouvi-lo. Achou que era um disco excelente. Pôs os auscultadores, ouviu outra vez e achou que era fantástico!

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Black pink floyd blacK



That's not right, Mister Richard Wright

¿Qué es discriminar?

Jorge, é um bloguista argentino que teve a amabilidade de participar no monami6f com um comentário. Eis uma passagem do seu blog:

" Discriminar es juzgar al otro; separar injutamente, ya que todos somos iguales. El color de piel, el idioma, el sexo, la situación social, NO HACE AL SER HUMANO. Es un hecho desagradable que, lamentablemente, la gran mayoría de las personas comete. "No hagas a los demás lo que no te gusta que te hagan a ti" .

Comentários, precisam-se!..

A criação do monami6f surgiu a partir de duas ideias: prolongar indefinidamente no tempo a discussão e o convívio entre um grupo de amigos que se encontram periodicamente desde há muitos anos; fazer um "upgrade" (perdoa-me esta, ó AL!) em relação à ligação via email (estou a referir-me às dezenas de mensagens, pps. e outras, que todos os dias recebemos de amigos e encaminhamos para outros destinos sem uma única marca pessoal para além da piada, do aviso, das imagens... e que acaba por ser "mais do mesmo").
Há muitos tipos de blogs: aqueles que são temáticos, os pessoais, os que têm por objectivo a divulgação ou que servem como instrumento de publicidade e de trabalho... O nosso bloguinho procura, ainda, uma identidade própria. No entanto, uma coisa é certa: nunca pretendeu ser um meio para cada um se satisfazer a si próprio. Também nunca serviu, tal sofá de um psicanalista, para expormos a nós próprios as nossas angústias existenciais. O nosso blog é, antes, um espaço de partilha.
Em alguns momentos, o monami6f tem sido deixado ao cargo de um, dois, colaboradores. Os comentários são muitas vezes inexistentes. Assim, não dá! Assim, fica-nos uma sensação de nos estarmos a "auto-satisfazer"(tipo uma masturbação intelectual...). Pessoalmente, não encontro qualquer tipo de satisfação em "falar para o tecto"!
Colaboradores: toca ao trabalho! Visitantes: digam-nos qualquer coisa! Mostrem que estão aí!

Página na Papua. Eu sou a CaLista e estou à espera do Al, Labrosca e Deibaidei

É verdade. O Página farto da sua vida onanista pirou-se para a Papua Nova Guiné. Agora é assim: a CaLista não vai levar outra vida onanista. Por isso, não escrevo nem mais um caravaggio até o Al Prazolam, o Labrosca e o Deibaidei voltarem a publicar com regularidade.

domingo, 14 de setembro de 2008

Blade Runner

E por falar em Blade Runner (já não falta muito para 2019), este é para mim, o tema mais bonito do filme.
E estas são algumas das faces mais bonitas que continuam sempre a passar pelos nossos ecrãs como se fossem eternas.
E, desculpa Página mas o sorriso da Sandra Bullock é mais bonito que o da Meg Ryan!
E falta aqui uma grande senhora: Michelle Pfeiffer. O número de telemóvel dela está no meu perfil. Podem tomar nota!

E porque gosto muito, muito deste filme, aqui fica um “trailer”.
E já agora, o tema chama-se “Love Theme From Bladerunner” e é da autoria de Vangelis pois claro!

E também uma pequena homenagem a Rutger Hauer.
E uma curiosidade: a parte do texto em que ele diz “(...) like tears in rain!”, foi improviso. Nunca fez parte do guião!

Publicidade genial (?)...

Toda a gente ouviu já falar da último grande lançamento da Apple, o iphone. Vejam, agora, a versão portuguesa...

Adaptado de "Os Contemporâneos".

sábado, 13 de setembro de 2008

Outono (II)



Diana Krall. Autumn leaves

Sugestão: eis um bom tema para se ouvir enquanto se vagueia calmamente pelas últimas publicações... (o vídeo é pouco interessante).

Outono


Cores de Outono. Mata de Albergaria, Gerês. 20/11/2006


......Outono, labirinto de silvas, ......de sílabas, digo: pupila lenta, ......rio de inumeráveis águas ......e de amieiros onde canta ......a derradeira luz das cigarras, ......de vidro ainda, e leve, e branca.
Eugénio de Andrade, O Outro Nome da Terra (1988)

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Spot Genial (III)

Spot Genial (II)

PROMO GIGANTESCA

Atenção: A Ryanair está a fazer uma promo gigantesca a partir do Porto ATÉ AO PRÓXIMO DOMINGO PARA VOOS ATÉ FINAL DE MARÇO.
Atenção, é a partir de 1 Euro mas não se arranja uma ida à sexta-feira à noite e regresso domingo à noite a 1 Euro.
Proponho desde já que o próximo rendez-vous dos monamis seja em Madrid ou Valência (uma paella). São os destinos mais baratos.
E já estive a fazer contas:
Cerca de 50 Euros para a viagem, mais 50 Euros para a paella e cerveza, 50 Euros para o Hotel (quarto duplo manhoso) e mais 50 para diversos.
(opcionais:150 (cada!) para o táxi de umas amigas minhas: Lola, Consuelo, MariCarmen Inmaculada, Conchita e Begoña)
Como é, quem alinha?
Era a brincar a parte da... paella!!!

Algumas sugestões do moderador

Evitem publicações “multiartigo”. Um vídeo, duas anedotas, um pensamento do dia e uma lista, não devem constituir um artigo mas… CINCO!

Isto facilita os comentários uma vez que permite que os mesmos se façam selectivamente; se eu quiser comentar alguns dos artigos recentes, quase sou obrigado a escrever uma monografia ou um tratado, e… acabo por não o fazer. Para quem publica é igual (é mais fácil até!) e para quem quer comentar é muito facilitador. Além disso impede (ou dificulta) a classificação do artigo com etiquetas.

Evitem criar etiquetas duplicadas:

Piada, jokes, anedotas, humor, graças e graçolas é tudo a mesma coisa. Lugares, sítios, locais… idem.

PS: Após o defeso em que os monami’s devem ter estado “a trabalhar para o bronze”, parece que começamos a recuperar os números de há uns tempos atrás…






Se as mulheres governassem o mundo...

Diz-se, frequentemente, que se as mulheres governassem o mundo haveria paz e harmonia !..
De repente, vem-me à memória a dama de ferro, a famosa Thatcher! Se lhe juntarmos Golda Meir, antiga primeira ministra de Israel, e a candidata a vice-presidente americana, Sarah Palin, então ficamos esclarecidos sobre a harmonia feminina!...

Eis algumas das ideias defendidas pela Sarah Palin:

- "A candidata republicana à vice-presidência dos EUA, Sarah Palin, admitiu uma eventual declaração de guerra à Rússia na sua primeira grande entrevista televisiva, ao canal ABC, que irá ser transmitida esta noite..." (diario.iol.pt)

- " (Sara Palin) ..., com um discurso firme sobre valores - como religião e direito a ter armas ..."(O Globo online)

- "Sabem qual a diferença entre uma Hochey Mom (mãe de torcida) e um Pittbull? O baton" - disse ela, que foi aplaudida por milhares de mulheres pelo comentário. (O Globo online)

- "Uma mudança ambiental afectará o Alaska muito mais outro qualquer estado devido à nossa localização. Eu não sou uma daquelas (pessoas) que acredita que a mudança climática se deve à actividade humana" (achangeinthewind.typepad.com)

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Cores de Verão


Carrapateira, 23/8/2008

Aos pares... e uma lista

2 frases do dia: O diabo é um optimista se acredita que pode piorar as pessoas
Karl Kraus

Um homem é tão mais respeitável quanto mais numerosas são as coisas das quais se envergonha
George Bernard Shaw

Duas músicas do dia:





2 anedotas do dia 2 (duas): Se estiver a exagerar digam...

Tuga Valente entra para a CIA
A CIA resolveu recrutar um atirador. Após uma série de selecções, entrevistas e testes, escolheram três candidatos: um francês, um inglês e um português. Para a prova final, os agentes da CIA colocaram os candidatos diante de uma porta metálica e entregaram-lhes uma pistola.
- "Queremos ter a certeza de que seguem as instruções, quaisquer que sejam as circunstâncias."
Dizem então ao Francês:
- "Por trás desta porta você vai encontrar a sua mulher sentada numa cadeira. é duro, mas terá que a matar!"
- "Estão a falar a sério? Eu jamais mataria a minha mulher!!!"
- "Então você não serve, responde o agente CIA."
Ao Inglês deram as mesmas instruções. Ele pegou na arma e entrou na sala. Durante dois minutos tudo muito calmo. Depois regressou com as lágrimas nos olhos.
- "Tentei, mas também não posso matar a minha mulher."
- "Então você também não está preparado para trabalhar nesta Agência. Pode ir embora.
Chegou enfim a vez do Português! Deram-lhe as mesmas instruções indicando-lhe que teria de matar a sua mulher. Ouviram-se tiros, um estrondo e depois outro... A seguir ouvem-se gritos, barulho de móveis a partir-se, grande granel e confusão, etc....
Após alguns minutos fica tudo muito calmo. A porta abre-se lentamente, o português sai, limpa o suor e diz:
- "Bem me podiam ter dito que os tiros eram de pólvora seca!... Tive que a matar com a cadeira!!!"

E por fim...
- Name?
- Abu Dalah Sarafi.
- Sex?
- Four times a week.
- No, no, no..... male or female?
- Male, female...... sometimes camel...

Restaurante do dia: Restaurante Palhuça, em Aveiro. A D. Goretti é a cozinheira.
Só para gastrónomos: enguias de escabeche (dedicado ao Hagarra)

Lista do dia: Nomes brasileiros: (graças a Deus o Registo Civil impede tanta criatividade em Portugal): Atenção, isto é verdadeiro, um pediatra brasileiro coleccionou...
Waldisnei (homenagem ao criador do Mickey)
Usnavi (o pai gostou de um cruzador norte-americano)
Xerox (nome do pai)
Fotocópia (nome da filha mais velha)
Autenticada (nome da filha mais nova)
Merdalina
Maiquel Edy Marfy
Maycom Géquiçom (criador do Thriller)
Urinoldo Alequissandro
Tospericagerja (homenagem à linha atacante do Brasil'70 - Tostão, Pelé, Rivelino, Carlos Alberto, Gerson e Jairzinho)
Boniclaide
Erripóter
Kalifornia Drim (homenagem aos Mammas and Papas)
Roliude dos Santos
Darkson Stick Nick da Silva
Harlei David Son
Bilidudilei e Jimibradilei da Silva
Lestigo (tipo come on)
Railander da Silva
Darzã (o pai era fanhoso)
Heman Eduardo
She-Ra
Romixinaide (Imperatriz Sissi)
Kwysswyla (lê-se Quíssila)
Madeinusa (feito lá)
Mikarraiquinem
Free William da Silva
Pir (lê-se Pierr)
Eneaotil (NÃO)
Hotidogson
Milquesheiqueson
Brucili Benedito
Abias Corpus
INRI
Rudegulete (Ruud Gullit)
Claiver (Cluivert)
Mijardema
Merdamercia
Tayla Nayla
Taxla Naxla
Tarla Narla
Ulton (lê-se uéliton)
Istiveonder da Silva
Hyrum (lê-se iron) homenagem aos Iron Maiden
Frankstein Junior
Leidi Dai
João Lenão (John Lennon)
Magaiver
Kung Fu José
Patrick Itambé (lembram-se do Tambay?)
Myqueimausi
Miquetiçon (Mike Tyson)
Aga Esterna (H. Stern)
Delícia Cremosa
Jedai

e o melhor: Mari Onete

OBRIGADO, QUEIROZ!!!!!
Por último e embora eu saiba que nenhum dos meus amigos gosta de futebol, que de resto é um desporto imbecil jogado por broncos básicos e destinado às hordas ululantes vítimas de lobotomias frontais há várias décadas, gostaria ainda assim de endereçar o meu caloroso obrigado ao grande Professor Carlos Queiroz. Voltou a pôr a selecção de futebol no sítio devido: a perder em casa com uns gajos altos e loiros. Boa...
Com todas as condições, falhou a qualificação em 1990, não ganhou nada no Sporting, fracassou rotundamente no Real Madrid - equipa de galácticos, de onde foi despedido sumariamente, era pouco mais que roupeiro no Manchester onde gostavam tanto dele que o deixaram vir embora e agora vai ajudar-nos a qualificar-nos para o Mundial na África do Sul, mas em 2092. Volta Scolari, estás perdoado e traza Santa do Caravaggio. Que era para onde deviam mandar o Queiroz: para o grande cara...vaggio

Keith Jarrett

Óscar, desculpa não ter participado na tua proposta decente para listar os objectos pessoais. Dir-me-ás quem sou apenas por esta publicação já que é a única coisa que levo sempre comigo ou no leitor de mp3 ou no leitor de cêdês do carro. Tenho paixões por determinados objectos (relógios é uma delas) mas nenhum ao qual tenha de andar sempre atrelado por defeito. Assim e porque este Concerto de Colónia é o meu disco preferido de sempre e porque Keith Jarrett nunca foi comentado neste blog (que me lembre) aqui fica um excerto que encontrei no YouTube.
Nota: não é nenhum vídeo clip. A minha ideia foi trazer apenas a musica e como as imagens até me pareceram interessantes, achei conveniente mantê-las.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Momentos imortais II

Louis Armstrong e Danny Kaye em dueto improvisado ao desafio. FA-BU-LO-SO!
É fantástico como o próprio Armstrong foi contaminado pelas listas!... A ouvir com atenção!
Pág., esta tinha que ser dedicada a ti...

desapontamento a despropósito(?!)


Momentos imortais

Para ouvir sem mais comentários...
Agora para acabar de vez com todas as listas:

O spot do dia: (dedicado ao Tullius)



A música do dia: dedicado ao kmett'nojo
Yamandu, pois claro




A lista do dia (dedicada à NF): INQUÉRITO DE OUTONO (participem, por favor. É fácil, é só pensar e escrever o que nos vier à cabeça)

Um disco: qualquer um de Sinatra, Amália, Brel, Mónica Sâlmaso, dos primeiros Genesis ou dos Pink Floyd do meio. Contudo, a música é o... Bach, Wagner e Pergolesi.
um livro: «The Catcher in the Rye», de J. D. Salinger, «Uma Agulha no Palheiro», mas na tradução de J. P. Ferreira. O Grande Gatsby, o Senhor das Moscas, o Meu Pé de Laranja Lima.
uma viagem: feita: o meu primeiro inter-rail - toda a Europa na palma da mão; viagem a fazer: o próximo inter-rail com a dona (cá está!) e os meus filhotes.
uma loja: qualquer sebo brasileiro, qualquer alfarrabista - pode ser o Chaminé da Mota, na Rua das Flores, qualquer loja da Waterstones ou da Blackwell´s ou a Foyles em Londres ou a livraria Central em Barcelona, no Raval.
um café: qualquer um em Covent Garden, a Casa do Café em Cracóvia... ou o Monami
um vício: comprar livros e discos e praticar diversos desportos (golfe, ténis, corrida, natação, hipismo, esgrima e tiro) Para o ano começo no tiro com arco...
um filme: Padrinho I e II, Era uma Vez na América, Era uma Vez no Oeste, a Filha de Ryan e o Verão de 42.
um bar: os velhos Tropical ou Quebra-Costas em Coimbra, B.Leza(já fechou), Saddle em Lisboa ou John Bull em Cascais, AllBarOne em Londres ou outro pub qualquer na City.
um restaurante: o Tromba Rija, em Marrazes. Isso é um Restaurante. Quantidade, Qualidade, Diversidade, Simpatia e Barato... Noutro quadrante, o Cantinho da Serra, em Bemparece, Santa Catarina, Tavira.
uma lacuna: falta de organização para fazer outras coisas em agenda: voluntariado, etc
um vinho: terá de ser o Syrah 2005 da Casa Ermelinda de Freitas
uma comida: Cozido à Portuguesa
uma praia: praia do Futuro, Fortaleza, mas a da Barra no Rio também serve ou Ipanema...
um museu: Musée d'Orsay, Paris e National Gallery, Paris, Museu Ludwig, Colónia.
um hotel: Hotel Sacher Wien, em Viena. Luxo, estilo e classe e Hotel César em Villanueva, Barcelona, hotel com charme
uma música: Bohemian Rapsody, Stairway to Heaven
uma cidade: Rio de Janeiro, Barcelona, Londres, Lisboa
um país: Itália, Holanda, Brasil, Espanha, por esta ordem
um doce: todos os conventuais, quase todos os alentejanos, todos os pães-de-ló - Arouca, Alfeizeirão e Ovar por esta ordem e ovos moles, claro
uma peça de teatro: Arte, de Yasmina Reza, com encenação do António Feio, com José Pedro Gomes, António Feio e Miguel Guilherme. Pela mesma genial trupe: «O que diz Molero» de Dinis Machado.
um show: Umbilical Brothers, no Peacock Theatre, na Portugal Street, em Londres
um concerto: Pink Floyd, ao vivo, em Bercy, Paris, Frank Sinatra, no Porto, Tony Bennett na Feira.
um actor: Marlon Brando
uma actriz: Rita Hayworth
um desportista: Stefan Edberg, não ganhar sempre e quando ganhar, ganhar com classe e estilo
um poema: Funeral Blues, de W. H. Auden
um quadro: Salvador Dali, a Ressurreição da Carne, o Nascimento de Vénus, de Botticelli

Frase(s) do dia (dedicado ao Deibaidei - qué feito rapaz?): Mário Cesariny, uma vez convidado para entrar no Grémio, perguntou: «Quanto é que me pagam?» e quando percebeu que ele é que tinha de pagar, disse: «Não me dá jeito».

E para terminar a anedota do dia dedicada ao Hagarra e restante rapaziada: É de bom gosto (acho eu!!!!) lol
Três ladrões vão assaltar um banco. Quando chegam à primeira caixa encontram iogurtes. Dizem uns para os outros:" Iogurtes"? Resolvem comê-los. Na segunda caixa encontraram mais iogurtes. Muito espantados, comeram-nos de novo. Na terceira caixa encontraram mais iogurtes e diz um para o outro:
- Vai lá fora e vê qual é o nome deste banco para nunca mais virmos assaltar este banco!
- É banco de... esperma.

Anedota

Pinto da Costa tem uma crise cardíaca e morre! Dirige-se então ao Inferno, onde o Diabo o aguardava há já algum tempo.– Nem sei o que fazer contigo – diz o Diabo. É evidente que estás na minha lista mas não tenho mais lugares livres! – Já sei o que vou fazer – torna ele, após alguma reflexão. Tenho aqui três pessoas que não são assim tão ruins como tu. Vou mandar uma delas para o Purgatório e tu podes ficar no lugar dela. E porque apesar de tudo, sou justo, vou permitir que sejas tu próprio a escolher quem deves substituir.O Diabo abre a primeira porta e Pinto da Costa vê o seu amigo Reinaldo Teles a nadar numa piscina. Sempre o que o seu amigo se aproxima da borda, esta recua e ele vê-se obrigado a nadar continuamente.– Não – suplica Pinto da Costa. Sinto que não vou me dar bem! Sou bom corredor mas sou mau nadador e acho que não conseguiria fazer isso o dia todo. O Diabo leva-o então ao segundo compartimento, onde se vê Vitor Baía com uma marreta, obrigado a partir em pedaços uma pedra gigante.
– Não – roga Pinto da Costa. Tenho um tremendo problema de coluna e seria uma agonia perpétua se eu tivesse que quebrar pedras o tempo todo! Paciente, o Diabo abre a terceira porta. Lá dentro vê-se L. F. Vieira deitado numa cama com os pés e as mãos amarrados. Debruçada sobre ele, Carolina Salgado faz o que melhor sabe fazer na vida: Sexo Oral!!!
– Ok, fico com esse castigo – diz prontamente Pinto da Costa.
Ao que o Diabo responde com um sorriso cheio de malícia – Ok, Carolina! Podes ir para o Purgatório!

Cáspite! Aqui está para a polémica...

Quando todos descansam leves nos braços de Morfeu, julgando que tinham passado um dia sem listas (abrenúncio!), eis que de forma torpe, maviosa e livre venho pertubar o universo onírico (ou ainda melhor de faustosa lúxuria trântica) ondes estais agora mergulhados. Porventura. E isto hoje vai dar que falar.

Frase do dia:
O pior que pode acontecer a um génio é ser compreendido
Longanesi, L. (escritor italiano)

Anedota do dia:
Um homem estava noivo. Na véspera do casamento, resolveu fazer umapartidinha de futebol com os amigos, para despedir-se da vida de solteiro. A meio do jogo, há uma falta contra a equipa dele. Ele fica na barreira. O atacante adversário chuta e... trás! Acerta em cheio nos tintins do tipo, que cai logo cheio de dores. É levado para o hospital e na urgência o médico diz-lhe:
- Oiça, não há maneira de engessar o seu «zezinho» , por isso, vamos colocar umas talas de madeira para o imobilizar até melhorar.
- Mas doutor, eu vou casar amanhã.
- Só pode ser assim ou então não fica bom.
Inconformado, aceita pôr as talas de madeira.
No dia seguinte, casa-se e os pombinhos vão para a lua de mel. Diz a esposa:
- Olha, meu querido eu tive outros namorados antes, mas nenhum deles me tocou. Guardei-me toda para ti, sou virgem.
Marido: Eu também ... - baixa as calças e diz - Vês, o meu ainda está guardado na caixa!


Reflexão do dia:
Os Portugueses São Profundamente Vaidosos
Os Portugueses são profundamente vaidosos. Quando me dizem que eu sou muito vaidosa, eu, nisso, sinto-me muito portuguesa. Quando, por exemplo, os Franceses me dizem, com uma linguagem muito catedrática, «eu conheço muito bem os Portugueses através de toda essa onda de emigração, eles são muito humildes e dizem que o lugar onde gostariam de morrer seria em França», eu digo «tenha cuidado, o português mente sempre. É como o japonês, mente sempre.» Porque tem receio de mostrar o seu complexo de superioridade. Ele acha que é imprudente e que é até disparatado, mas que faz parte da sua natureza. Portanto, apresenta uma espécie de capa e de fisionomia de humildade, modéstia, submissão. Mas não é nada disso, é justamente o contrário. Houve épocas da nossa História em que a sua verdadeira natureza pôde expandir-se sem cair no ridículo, mas há outras em que não. E então, para se defender desse ridículo, o português parece essa pessoa modesta, cordata, que não levanta demasiados problemas, seja aos regimes seja na sua vida particular.
Agustina Bessa-Luís, in 'Dicionário Imperfeito'

Música do dia:



Poema do dia:
António Ramos Rosa (Faro, 1924)

Não posso adiar o amor para outro século
não posso
ainda que o grito sufoque na garganta
ainda que o ódio estale e crepite e arda
sob as montanhas cinzentas
e montanhas cinzentas

Não posso adiar este braço
que é uma arma de dois gumes
amor e ódio

Não posso adiar
ainda que a noite pese séculos sobre as costas
e a aurora indecisa demore
não posso adiar para outro século a minha vida
nem o meu amor
nem o meu grito de libertação

Não posso adiar o coração.

Estória do dia: Tive um (grande) professor com sentido de humor que contava: «Eu, por exemplo, se chegasse a uma ilha desconhecida, quando desembarcasse a primeira coisa que perguntava era: Esta ilha tem governo? Se a resposta fosse sim, replicaria: Óptimo. Estou contra!» Gargalhada geral no anfiteatro.

Polémica do dia: ouvi (eu e outros) directamente da boca de um governante de Estado Novo a versão de que o cônsul Aristides Sousa Mendes foi castigado por Salazar não por passar vistos aos refugiados judeus, mas por VENDER naturalmente por preços especulativos e absurdos os referidos vistos. O escândalo foi de tal ordem que havia mesmo quem pugnasse pela prisão imediata do diplomata. As razões que o levaram a tal prendiam-se com a absoluta necessidade de dinheiro para fazer face aos elevados encargos pessoais e familiares que tinha e que o modesto ordenado de cônsul não bastava. Supostamente o diplomata terá começado por passar vistos a preços normais, mas a determinado momento vislumbrou ali uma hipótese de negócio, e o assunto ganhou uma notoriedade tal que os refugiados (a sua grande maioria endinheirados) viu ali uma porta para a liberdade.

Questão do dia: onde está a verdade?

Lista do dia: Os 17 Campeões mundiais de xadrez
- Steinitz
- Capablanca
- Alekhine
- Botvinnik
- Smyslov
- Tal
- Petrosian
- Spassky
- Fischer
- Karpov
- Kasparov
- Khalifman
- Anand
- Ponomariov
- Kasimdzhanov
- Topalov
- Kramnik

- Monstrooooo do dia: se queres conhecer este August Macke (1887-1914) génio de 27 anos, clica aqui

Vimeo

Digamos que é um YouTube em alta definição mas sem o lixo do YouTube – apenas arte: uns gosta-se outros nem por isso mas todos (os vídeos) com classe e qualidade HD. Eu sei que vão dizer: “Ah e tal… eu até já conhecia…”, tá bem mas eu não e por isso decidi publicar á mesma. O exemplo que aqui vos proponho tem sotaque do Porto (o que só lhe acrescenta valor!), apesar de ser falado em inglês. Não consigo publicar o vídeo (nem com a ajuda do programinha do Tulius!), por isso vai ter de ser com link.
...
Não resisto a colocar só mais este só há guisa de exemplo.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Andy Mckee

É um vídeo que queria publicar há já algum tempo mas por falta de perícia informática, nunca consegui publicar directamente do YouTube. Agora com o programazinho maravilha do Tulius consegui. Canjinha! Trata-se de um guitarrista que apesar de já andar pelos YouTube e bloges desse mundo fora, só há uns meses conheci. Sou sempre o último! Acho fantástico esta forma de tocar... os sons que ele consegue extrair de uma simples guitarra (em tudo tão parecida com a do Óscar). E tudo com uma simplicidade extrema. Estranho mesmo o facto de não ser mais conhecido do grande público. Se gostarem há mais sobre ele na net. Como diz o Página: check it out!