sábado, 31 de janeiro de 2009

Ontem, estivemos no Bar-Restaurante Galeria de Paris


Oito monamis estiveram presentes na tertúlia. O espaço é muuuito interessante! Amplo, com decoração original e uma ambiência muito acolhedora fruto de uma excelente iluminação, da simpatia das funcionárias e dos próprios clientes: gente maioritariamente jovem e muito diversa no estilo e na nacionalidade.
A selecção musical é de bom gosto e, surpresa agradável, não perturba a conversa (que foi de resto muito animada!). Pequenas velas dispersas nas mesas reflectem a luz nos copos de cerveja (da melhor qualidade!) e nos rostos das pessoas. A madeira da sala, omnipresente, absorve o ruído de fundo e dá ao ambiente um conforto singular.
À porta, é colocado um grande guarda-sol (chuva!) onde os fumadores podem apreciar mais confortavelmente os seus cigarros.


O jantar foi também do nosso agrado. Pessoalmente, apreciei em especial o queijo com cebolinho, servido nas entradas, e o arroz de tomate que acompanhou as pataniscas de bacalhau. O café foi servido em chávenas sem pires, um toque de originalidade que se enquadra perfeitamente no ambiente informal do espaço.

Por volta das onze e tal fomos beber um copo ao Bar Casa do Livro. A apreciação não foi tão positiva. À entrada, deparámo-nos com o sempre desagradável cartão de consumo mínimo; o ambiente era menos interessante e menos cosmopolita; a sala para fumadores estava insuportável de fumo e de ruído. Enfim, foi uma desilusão!

Uma última nota para a animação da rua: surpreendente tendo em conta a época do ano, as condições meteorológicas e aquilo que é a tradição da noite portuense.

7 comentários:

K disse...

Óscar, esta acta está simples e resume a noite passada na perfeição.
Gostei muito deste encontro.
Para 27 de Fevereiro já há propostas?

Kmett N’Ojo disse...

Hum!
A acta está uma delícia tal como esteve o jantar: Robalo Com Batatas-a-Murro! O robalo estava um pouco frio mas o acompanhamento e a apresentação merecem nota máxima. Partilho da mesma impressão da Casa do Livro, embora se calhar, em tom um pouco menos acentuado. Mas essencialmente foi o ambiente cheio de vida bonita na rua Galeria de Paris que me deixou perplexo e entusiasmado quanto ao renascer da nossa tão querida baixa do Porto. Até o Café Aviz parece beneficiar desta boa onda e já há alguns anos que não ele se devia recordar de ver dentro das suas paredes a casa meio-cheia a horas tão tardias!

Kmett N’Ojo disse...

...E para Fevereiro gostava de vos levar ao Delicious Wok em Matosinhos...

http://jn.sapo.pt/VivaMais/Interior.aspx?content_id=1049339

K disse...

Acho bem.
Estou nessa.

Deibaidei disse...

O Óscar está realmente com a mão quente. Parabéns pela acta.
Também gostei imenso da noite. Foi pena alguns monamis não poderem estarem presentes,(4 rápidamente me vieram à cabeça)mas tal como o ditado da minha terra diz:"Há mais marés que marinheiros". E relmente perderam uma sessão interessante,e vou explicar porquê? As nossos encontros pontuaram sempre por uma comida com 5* a compensar o ambiente de 2*. Desta vez os papeis inverteram-se um pouco passando o ambiente para um 4,5* e uma refeição de 3,5*(para mim salvou-se a fome e as pataniscas).
Não gostaria de me despedir sem enviar um abraço especial ao Al Prazolam que nos deu o prazer da sua presença já na fase do "drinkónait",sabendo que o Al está a passar por uma fase bastante delicada e precisa sem dúvida do nosso incondicional apoio.Força Al.

OA disse...

Caro Oscar, será que posso usar esta fotografia para publicitar o lançamento de um audiolivro da BOCA (www.boca.pt) no Café-Bar Galerias de Paris? São bem-vindos, na próxima sexta às 18h30. Obrigada e boas continuações! Oriana Alves

Óscar disse...

Com todo o gosto! Provavelmente não poderei aparecer mas ainda assim agradeço o convite.