Steve McCurry é um dos mais prestigiados fotógrafos da actualidade. Nasceu na cidade de Filadélfia em 1950. A sua carreira ganhou reconhecimento internacional quando em 1984 conseguiu infiltrar-se no Afeganistão, controlado na época pela Rússia, e fazer uma série de fotografias no acampamento de refugiados de Nasir Bagh. Esta sua reportagem tinha entre muitas, a fotografia que ficou conhecida pela “Menina afegã” e pela qual ganhou praticamente todos os principais galardões internacionais de fotografia. Esta, foi capa da National Geographic em Junho de 1985, tornando-se a mais famosa capa da revista em praticamente 120 anos de existência.
Steve McCurry não se considera um fotógrafo de guerra, acredita que o seu trabalho é mostrar a realidade humana durante um conflito nos rostos das pessoas, “Se o fotógrafo fizer as pessoas esquecer a máquina fotográfica, a alma delas aparece na fotografia”.
Mestre do retrato, o fotógrafo elevou a fotografia-a-cores ao patamar mais elevado, ao nível do melhor preto-branco (quase sempre considerado como a expressão mais nobre na arte de fotografar).
São fotógrafos como este que nos surpreendem, que nos causam inveja mas também nos estimulam e motivam. Que nos fazem continuar a sentir apaixonados pela fotografia.
2 comentários:
Muito bom!..
Sempre que penso numa "foto genial" lembro-me da "menina afegã" e da capa da NG...
Palavras para quê ?
Enviar um comentário