terça-feira, 11 de novembro de 2008

Irvin D. Yalom - "De olhos fixos no Sol"

Só vive quem não foge de morrer...

Irvin D. Yalom (WashingtonDC, Estados Unidos, 13 de Junho de 1931) é um escritor americano. Filho de imigrantes russos, formou-se em psiquiatria na Universidade de Stanford e está há 47 anos em Stanford; é ateu.

O seu primeiro romance foi “Quando Nietzsche Chorou” (1992). Escreveu também “A Cura de Schopenhauer”, entre outros que ainda não tive oportunidade de ler.

Quem escreveu livros extraordinários como os que referi, decerto não vai decepcionar com este…

Reconheço que, após ler a sinopse, lembrei-me daqueles livros de auto-ajuda com que embirro solenemente... mesmo assim vou inclui-lo na lista de prendas da minha carta ao Pai Natal!..

Sinopse

De Olhos Fixos no Sol não é um livro comum. No seu estilo inimitável, Yalom faz uma abordagem única e profundamente encorajadora ao tema da mortalidade. Dando início a uma viagem através dos tempos, começa por recolher as reflexões de alguns dos maiores pensadores de todos os tempos: Séneca, Epicuro, ou mesmo Nietzsche, aliando-os a psiquiatras e psicólogos como Freud, Pinol, Jung, Pavlov, Skinner. Baseando-se na sua longa experiência como terapeuta, o Doutor Yalom constrói uma obra que será, sem dúvida, um marco histórico na compreensão de um dos temas mais importantes para a humanidade. Esta obra ajuda-nos a reconhecer que o medo da morte está na origem de muitas das ansiedades mais comuns na nossa sociedade, e que apenas confrontando-o, poderemos reorganizar as nossas prioridades, comunicar com os que amamos, atingir a realização pessoal e tirar partido das coisas belas da vida. Preenchido com alguns casos reais bastante comoventes – incluindo o próprio autor – “De Olhos Fixos no Sol” oferece métodos específicos para vencer esse medo e atingir uma vida mais feliz e com maior significado.

2 comentários:

Óscar disse...

Não conhecia o escritor mas fiquei com imensa vontade de o ler!

F disse...

Eh pá! Leiam, leiam.! Estou a gostar imenso!!!