segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Cat Stevens / Yusuf Islam

Anteriormente conhecido pelo nome artístico de Cat Stevens (Londres, 21-07-1948) é um cantor e compositor britânico.

O nome de nascimento é Stephen Demetre Georgiou. O pai é (ou era?) de origem grego-cipriota e a sua mãe de origem sueca. Vendeu mais de 60 milhões de álbuns, principalmente nos anos 60’s e 70’s. Entre as suas canções mais populares estão "Morning Has Broken", "Peace Train", "Moonshadow", "Wild World", "Father and Son", "Oh Very Young", “Sad Lisa”.

Cat Stevens vendeu todos os instrumentos musicais e prémios fazendo reverter o produto da venda para obras de caridade e converteu-se ao Islamismo (altura em que passou a usar o nome Yusuf Islam) e abandonou a música em 1978, após a sua segunda experiência próxima da morte (em 1975, pouco depois do lançamento do disco Numbers, quase se afogou enquanto estava na praia).

Desde então passou a dedicar-se a actividades de beneficência e educacionais em prol da religião. É muito prudente no que concerne ao uso das suas músicas. Nunca permitiu que qualquer de suas canções fosse usada em comerciais de televisão. Apesar de estar há quase 30 anos afastado da indústria musical, os trabalhos anteriores como Cat Stevens continuam a vender uma média de 1,5 milhões de discos por ano.

Criou a sua própria editora discográfica, a Ya Records, e já produziu dez discos de música religiosa e espiritual. Fundou três escolas muçulmanas em Londres e uma organização sem fins lucrativos, Small Kindness, reconhecida pela ONU e através da qual presta ajuda aos órfãos de conflitos como os da Bósnia, Kosovo e Iraque.

Em 2004, o departamento de Segurança Interna dos EUA impediu a sua entrada no país, após tê-lo incluído na lista de vigilância por actividades possivelmente relacionadas com o terrorismo.

Em Março de 2005 lançou "Indian Ocean", sobre o Tsunami de 2004 no Oceano Índico, com o objectivo de ajudar os órfãos de Banda Aceh, na Indonésia, uma das áreas mais afectadas.

Em 2006, anunciou a sua volta à música pop, com o disco “An Other Cup”, lançado em 28 de Novembro, coincidindo com o 40º aniversário de lançamento do seu primeiro álbum.

Fonte: Wikipédia (enciclopédia livre)

---

Escolhi dois temas disponíveis no youtube que, garantidamente, fazem parte das recordações musicais dos monami’s e que são (mesmo!) “músicas da minha vida”…

Estas são dedicadas àquele primo do Óscar que possivelmente nem sabe da existência deste blogue, mas que sempre teve uma grande paixão por estes dois temas... 




2 comentários:

Vital disse...

Ganda mensagem Tullius. E escolheste duas das minhas favoritas. De resto, devo dizer que devem ser queridas de qualquer gajo decente. E levam-me a recantos da memória... bem, é melhor calar-me e depois voltarei ao tema.

Óscar disse...

É pena que o tipo se tenha tornado um fanático religioso. De tal modo que apoiou a condenação à morte do Salman Rushdie. Essa, eu não lhe perdoo.