segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Regresso às origens

Este título é duplamente acertado: regresso às nossas origens (ancestrais) e às minhas em termos de formação académica e profissional, a Biologia.
É curioso - ainda há pouco tempo discutia este assunto com dois amigos - frequentemente acontecer que quando vamos publicar num blog nos afastamos dos temas que nos estão profissionalmente mais próximos e que, portanto, melhor dominamos. Talvez seja pelo facto de nos apetecer explorar outros mundos ou então porque sentimos uma maior responsabilidade pela qualidade e rigor daquilo que vamos publicar.

Sem deixar de continuar a mandar os meus bitaites sobre assuntos diversos, como a fotografia, a música, a literatura ou a política vou começar, a partir de hoje, e no ano em que se comemora o segundo centenário do nascimento de Darwin, a incluir posts da área das Ciências.

Eis o primeiro:

Toumai (“Esperança de vida” na língua Goran) é o hominídeo mais antigo descoberto até hoje (e que veio levantar alguma controvérsia ao nível da comunidade científica). O nome científico da espécie de Toumai é Sahelanthropus tchadensis, uma referência ao Deserto Dujarab, no Tchad, onde entre Julho de 2001 a Março de 2002 foram encontrados um crânio pequeno de 340-360 cm3 (o de um humano moderno tem em média 1350 cm3), cinco fragmentos de mandíbula e alguns dentes. Não há ossos do resto do esqueleto, mas o formato do forâmen maior, a abertura na base do crânio onde se encaixa a coluna vertebral, indica que Toumai era possivelmente bípede. Estes restos, encontrados por Adoum Mahamat, Djimdoumalbaye Ahounta, Gongdibé Fanone e Alain Beauvilain tem cerca de 7 milhões de anos de idade.



Para os mais interessados encontra-se disponível no youtube a versão integral do documentário.
Fazer busca a partir de Pre-Human: Riddle of The Toumai Skull

1 comentário:

Deibaidei disse...

Adorei o doc. e os 9´passaram a correr. Vou sem dúvida seguir a investigação. Também sou um pouco flipado neste tema, a nossa origem. Gostei imenso.