Tema de debate da semana: gostava muito de colher as vossas (sábias) opiniões sobre este tema. Atenção isto não é brincadeira de guerra de sexos. É sério debate sociológico. Podem os homens ser genuinamente amigos das mulheres muito atraentes? Há quem defenda que sim, há quem defenda que isso é impossível, embora todos façamos um esforço. Pelo sim, pelo não, deixo aqui a citação do filme já mencionado - when harry met sally - onde o actor defende que tal é impossível porque o sexo mete-se sempre de permeio.
Harry Burns: You realize of course that we could never be friends.
Sally Albright: Why not?
Harry Burns: What I'm saying is - and this is not a come-on in any way, shape or form - is that men and women can't be friends because the sex part always gets in the way.
Sally Albright: That's not true. I have a number of men friends and there is no sex involved.
Harry Burns: No you don't.
Sally Albright: Yes I do.
Harry Burns: No you don't.
Sally Albright: Yes I do.
Harry Burns: You only think you do.
Sally Albright: You say I'm having sex with these men without my knowledge?
Harry Burns: No, what I'm saying is they all WANT to have sex with you.
Sally Albright: They do not.
Harry Burns: Do too.
Sally Albright: They do not.
Harry Burns: Do too.
Sally Albright: How do you know?
Harry Burns: Because no man can be friends with a woman that he finds attractive. He always wants to have sex with her.
Sally Albright: So, you're saying that a man can be friends with a woman he finds unattractive?
Harry Burns: No. You pretty much want to nail 'em too.
Sally Albright: What if THEY don't want to have sex with YOU?
Harry Burns: Doesn't matter because the sex thing is already out there so the friendship is ultimately doomed and that is the end of the story.
Sally Albright: Well, I guess we're not going to be friends then.
Harry Burns: I guess not.
Sally Albright: That's too bad. You were the only person I knew in New York.
Que acham os meus amigos? Isto tem fundo de verdade? Ou os homens olham para as mulheres bonitas como olham para o António Vitorino?
Aguardam-se as vossas contribuições.
11 comentários:
Desculpem estar a intrometer-me num debate exclusivamente masculino. Sim, porque se a pergunta é: Podem os homens ser...então a resposta terá que ser dada por homens. Essas questões exclusivamente dirigidas a um dos sexos nunca me entusiasmaram muito. Mas há pelo menos um caso em que a resposta é afirmativa: um homem pode ser (genuinamente) amigo de uma mulher (muito atraente) se for pai dela :)
Penso que sim. Embora a amizade entre um homem e uma mulher não seja necessariamente igual à amizade entre dois homens. A sexualidade está sempre presente nas nossas vidas (Froid tinha razão!..). Mas entenda-se também por sexualidade os pequenos jogos de sedução, subliminares, que acontecem no dia-a-dia e não somente o sexo puro e duro. Eu, por exemplo: gosto muito mais de ser atendido por uma portageira, na auto-estrada, do que por um qualquer caramelo. Isso não quer dizer que lhe queira saltar em cima!
A amizade entre um homem e uma mulher atraente pode existir, sim. Ela tem ainda aquele pequeno bónus acrescido, indescritível, que cai sempre bem!..
Froid, é Freud. Obviamente escrevi Froid para os que não sabem pronunciar o nome correctamente!
Ooooops!
Onde é que elas estão?
Mas é genuino com baba ou sem baba?
Ok, está certo,... sem brincadeiras... não!
À muito tempo atrás, ouvi uma entrevista a um escritor – que já não posso precisar quem era; com certeza alguém por quem não sentia grande empatia! –, dizer que pensava em sexo dezenas de vezes por dia. Logo a seguir, após uma breve hesitação, o entrevistado corrigia que não seriam dezenas mas sim centenas de vezes por dia! Devo dizer que naquele segundo achei um exagero; uma declaração bombástica, destinada a provocar sensação. Mas ao fim de algum tempo de reflexão, fui obrigado a pensar que afinal, se calhar, até era verdade. E era verdade até comigo! Sim, se quisesse ser honesto comigo próprio, tinha de concordar que era em sexo que na realidade pensava, sempre que olhava e apreciava as miúdas que se atravessavam na minha frente! E se somarmos todas as provocações a que somos expostos com as capas das revistas, com os cartazes de publicidade, com frases e imagens que vemos e ouvimos nos mais diversos sítios por onde passamos, então já devemos ter matéria suficiente para apurar umas centenas diárias de pensamentos. E isto, ainda sem contar com as vezes em que penso na boazona da minha mulher, que para ser franco, são muitas!
Assim sendo, tenho de concluir que a amizade entre dois homens, e entre um homem e uma mulher (heteros claro), são duas coisas muito distintas. Ambas podem ser genuínas mas não serão de todo nunca iguais.
Assim, a minha conclusão é que não. Não posso ser amigo da mesma forma da Marta Leite e Castro e do Vital. Senão vejam a próxima capa da GQ…!
De acordo com o vosso raciocínio, o melhor é não convivermos muito com as mulheres uns dos outros...
Agora a sério:
Esta questão é dúbia e não tem uma resposta passível de estar 100% correcta.
A quantidade de variáveis é enorme.
-Claro que há homens que são genuinamente amigos.
-Claro que há outros que não o são.
-Ainda há outros que o são e... um dia deixam-no de o ser.
-Há também aquelas mulheres que mantêm a distância...
-...e aquelas que não.
-Há as casadas...e as solteiras.
-Há as que só são bonitas...
-E as que têm tudo..e também são bonitas.
-E outras questôes tais como; o que é ser atraente?
- E mais uma centena de questôes
E já agora sr. Vital, ainda não deu a sua opinião.
Enviar um comentário