· Data descohecida: Câmaras obscuras eram usadas para criar imagens em paredes de salas escurecidas; formação da imagem através de um orifício.
· Séc. XVI: Definição e luminosidade das câmaras obscuras melhoradas através da utilização de uma lente telescópica.
· 1727: O Professor J. Schulze mistura ácido nítrico e prata num recipiente de vidro; verificou que houve escurecimento de um dos lados do recipiente quando exposto ao sol. Criação acidental da primeira composição foto-sensitiva.
· 1800: Thomas Wedgwood faz imagens em silhueta de objectos opacos colocados em couro tratado com nitrato de prata.
· 1816: Nicéphore Niépce combina a câmara obscura com papel foto-sensível.
· 1826: Niépce cria uma imagem permanente.
· 1834: Henry Fox Talbot cria imagens permanentes (negativos) usando papel embebido em clorito de prata e fixado numa solução salina. Talbot criou imagens positivas por impressão de contacto com outro pedaço de papel.
· 1837: Louis Daguerre cria imagens em cristais de prata.
· 1851: Frederick Scott Archer, um escultor londrino, melhorou a resolução fotográfica espalhando uma mistura de colódio e agentes químicos num pedaço de vidro. Este método era mais económico e permitia reproduções ilimitadas .
· 1855: Início da fotografia estereoscópica.
· 1855-57: Imagens positivas directamente em vidro e (ambrotypes) e metal (tintypes or ferrotypes). A técnica tornou-se popular nos EUA.
· 1861: O Físico escocês James Clerk-Maxwell desenvolve a fotografia a cores.
· 1861-65: Matthew Brady e o seu staff cobriram a Guerra Civil Americana, através de 7000 negativos.
· 1871: Richard Leach Maddox, um médico inglês, propõe o uso de uma emulsão de gelatina e brometo de prata sobre um vidro, o processo “vidro seco”.
· 1877: O inglês Eadweard Muybridge, usa uma sequência de fotogramas para provar que há momentos em que os cavalos mantém as 4 patas afastadas do chão.
· 1880: George Eastman cria a “Eastman Dry Plate Company” em Rochester, Nova Iorque.
· 1888: Primeira câmara Kodak.
· 1900: Introdução de um filme em forma de rolo nas câmaras Kodak.
· 1906: Aparecimento do filme pancromático (incremento da qualidade) .
· 1907: Primeiro filme comercial a cores fabricado pelos irmãos Lumiere.
· 1914: Oscar Barnack, empregado na firma Leitz desenvolve as câmaras de formato 24x36mm
· 1917: Nippon Kogaku K.K., que mais tarde se denomina Nikon, estabelece-se em Tóquio
. 1924: Surgimento das Leica.
· 1928: Karl Blossfeldt publica “Formas de Arte na Natureza”.
· 1932: Henri Cartier-Bresson compra uma Leica e começa uma carreira de 60 anos a fotografar pessoas.
· 1933: Brassai publica“ Paris de nuit”.
· 1934: Início da firma Fuji Photo.
· 1936: Criação do célèbre filme Kodachrome.
· Segunda Guerra Mundial: Margaret Bourke-White, Robert Capa, Carl Mydans, e W. Eugene Smith fazem a reportagem da Guerra para a “LIFE magazine”.
· 1947: Criação da agência Magnum (Henri Cartier-Bresson Robert Capa, e David Seymour) .
· 1948: Hasselblad, na Suécia, cria primeira câmara médio-formato; Pentax introduz o diafragma automático; Surgem as primeiras Polaroid.
· 1959: Aparecimento da Nikon F.
· 1963: Primeira câmara sub-aquática Nikonos.
· 1975: Steve Sasson, na Kodak, constrói a primeira câmara digital com sensor CCD
· 1985: Minolta introduz o primeiro sistema autofocus (chamado Maxxum).
. 1987: Surgimento do sistema Canon EOS com motor autofocus nas objectivas.
· 1990: Aparecimento do Adobe Photoshop.
· 1991: Kodak DCS-100, primeira câmara digital SLR (uma Nikon F3 modificada).
· 1993: Sebastião Salgado publica Workers.
· 1999: Surgimento da Nikon D1 SLR, 2.74 megapixel.
· 2001: Polaroid sai de cena.
· 2004: Kodak cessa a produção de filmes.
6 comentários:
Que grande lição. Gostei. Fiquei espantado porque pensei que o autofocus era anterior. E fico contente por saber que além de tempo para ensinares os «meus» filhos ainda tens tempo para lições destas. Afinal, não andas angustiado, nem sufocado, nem stressado pela falta de tempo. O que significa que se fores à manif só vais pelo lanche :)....
Se formos a falar de tempo gasto em publicações bates-me largamente aos pontos!... Ai, ai, ai a produtividade!
Oh Óscar, não dei bem porquê mas este teu artigo fez-me lembrar uns sobre golf que aqui apareceram... deve ter sido por ter lido uma linha... avançado três, lido outra avançado sete... e por aí fora... :)
Inspirado neste artigo estou a pensar publicar a história do computador... "desde o ábaco chinês até aos nossos dias".
Muito Obrigada por esta breve abordagem diacrónica da história da fotografia. O enorme impacto da fotografia reflectiu-se naturalmente na pintura. Acho muito interessante a relação reflexiva existente entre alguns fotógrafos e pintores. Já estamos bem habituados a ver fotografias que parecem pinturas. Com Gerhard Richter encontramos precisamente o inverso. Vale a pena dar uma vista de olhos:
http://www.gerhard-richter.com/art/paintings/photo
um dos meus (óleos) favoritos:
http://www.gerhard-richter.com/art/paintings/photo_paintings/detail.php?5606
Óscar, nem sempre é alfinetada. Desta vez era agradecimento genuíno. Não precisas de estar sempre a olhar por cima do ombro.
Tullius: és mau e injusto. A mensagem está muito boa. De resto, a tua sugestão do computador era muito bem vinda para nós os info-iliteratos.
NF, por que não fazes a remissão directamente e facilitas a vida aos teus admiradores (como eu) mais preguiçosos (como todos os outros)?
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