domingo, 12 de outubro de 2008

Cinco equações que mudaram o mundo

Newton e a lei da gravitação universal F=GxMxm:d2

Bernoulli e a lei da pressão hidráulica P+px1/2v2

Faraday e a lei da indução electromagnética < e =" -dB/dt" universo="">0

Einstein e a teoria da relatividade restrita E=mxc2

Por aqui já dá para ver que o meu forte é mesmo a poesia, mas era só para provocar a NF se ela é quem eu penso que é. Se não é, fica na mesma para a minha amiga pura de matemática aplicada.

6 comentários:

Anónimo disse...

Pois...não consigo resistir a provocações. Pelo menos assim os "tempos de antena" são mais justos ;)

A matemática tem sempre este problema da edição dos seus símbolos. Portanto, o primeiro conselho: não olhar para as equações transcritas pelo vital, pois podem ser induzidos em erro.

E...são 5 equações e não 4. Esqueceste o Rudolf Clausius e a termodinâmica. Pronto estás desculpado, o teu forte nunca foi mesmo a matemática. E claro, percebo que te tenhas entusiasmado pelo título original do livro: "Five Equations that Changed the World: The Power and Poetry of Mathematics"


Ainda não li o livro. Mas julgo, que o interessante mesmo para o público em geral e para ti em particular, não são as equações por si só, mas sim o contexto científico, pessoal, cultural e social que as rodearam. Se conseguirem compreender o seu profundo significado, tanto melhor.

Já agora, para os interessados aqui vai

http://www.webboom.pt/ficha.asp?id=33655

Vital disse...

N(in)F: Tens razão, mas o problema foi da edição que além de comer o Clausius a segunda lei da termodinâmica, (< S universo >0)riscou tudo o que estava do blog. Felizmente, hoje está ok. O que queres dizer com tempos de antena mais justos? E já agora não digas que o meu forte não é a matemática. Ficavas espantada se conhecesses a forma trigonométrica e algorítmica como o meu cérebro funciona. Apenas nunca me dediquei à coisa, preferi o Culturlismo

Kmett N’Ojo disse...

Não percebi nada mas gostei muito! E espero que seja apenas um aperitivo. É que, nem só de pão e poemas vive o homem.
Posso ser vossso aluno? Ainda que burro velho não aprenda linguas, sempre posso ficar extasiado a olhar para os palácios.

Kmett N’Ojo disse...

Nota: a última frase não pretende ter qualquer carga irónica.
Ao reler, depois de publicar, tive receio de ser mal interpretado, daí achar necessário este esclarecimento.

Monami... 6ª feira disse...

Para que conste da acta, "felizmente, hoje está ok" porque o administrador está atento e foi "martelar" o html... senão, ainda hoje estava o blog todo riscado!!!

K disse...

Certo.