Considerado por muitos como O FOTÓGRAFO, Cartier foi um dos artistas mais relevantes do séc XX. Introduziu o conceito de "instante decisivo", o preciso momento em que é disparado o obturador e se deve, segundo Cartier, ter alinhada a cabeça, o olho e o coração. O artista chama a atenção para o facto de a foto não ser a mesma um milésimo de segundo antes ou depois de soar o "clique". Esta tese foi posta em causa com a introdução das câmaras digitais. O "momento mágico" é, actualmente, muitas vezes relegado para segundo plano dada a capacidade das máquinas fotográficas dispararem a velocidades enormes e de obterem instantaneamente as fotos. Hoje, mais que nunca, devemos reflectir nas palavras do mestre e procurar encontrar de novo os instantes decisivos.
2 comentários:
Tenho muitos fotografos preferidos.Há sempre uns que nos tocam mais do que outros.Mas a alguns, ninguém pode pôr em causa o seu valor. Pela sua qualidade fotográfica e principalmente porque na sua época eram práticamente únicos.E isto é para mim o mais importante.Ir à frente a desvendar o caminho é privilégio só de alguns.
Para mim (os favoritos)HCB na Europa fica bem acompanhado por Ansel Adams nos EUA.Tenho a certeza de que este último dirá ao Oscar algo em especial.Fico à espera Oscar...
Já está no ambiente de trabalho do portátil!
Enviar um comentário