É JÁ AMANHÃ!
Equinócio significa "noite igual" e acontece quando o Sol "passa" pelo equador, dando origem a um dia em que a duração do dia é a mesma da noite.
A palavra Equinócio vem do latim (aequinoctiu = noite igual; aequale = igual + nocte = noite ) e indica o instante em que, ao meio-dia, numa localidade na linha do Equador, há um ponto onde os raios solares têm uma incidência perpendicular à sua tangente. Nesse instante, os raios solares estão paralelos ao plano do Equador e perpendiculares ao eixo de rotação. Ambos os hemisférios são iluminados igualmente, o que faz com que a duração do dia (período iluminado) e da noite (período escuro) sejam iguais.Esse fenómeno ocorre duas vezes ao ano, entre os dias 20 e 21 de Março e entre 22 e 23 de Setembro. Tomando como base o hemisfério Norte, correspondem respectivamente ao início da Primavera e ao início do Outono.
E assim os dias quentinhos que temos tido vão dar lugar a temperaturas gradualmente mais baixas que podem causar alguns probleminhas de saúde. Há que precaver! Assim, a partir de hoje, um robezinho com chapelinho a condizer vai mesmo proteger o vosso Hagarraky que desde o inicio agarrou o tronco nu e anda pr'aqui nessa figura.
Dias sisudos virão mas a Natureza encarregar-se-à de nos fazer sorrir com imagens como estas:
(Novembro 2009: Mata de Albergaria - Gerês)
2 comentários:
Mas que raio de Equinócio nos preparou o S. Pedro! Essa dos dias sisudos foi uma premonição.
Já o teu post é como os dias em que a natureza se encarregará de nos fazer sorrir!
Enviar um comentário