Faz 60 anos o sempre jovem "dois cavalos". Mais que um automóvel, ou um simples objecto, é uma forma de estar na vida!
Histórico: Citroën 2 CV
Quinta-feira, 7 de outubro de 1948: primeira aparição no 35° Salão do Automóvel, no Grand Palais em Paris.
Julho de 1949: inicia-se a produção na fábrica de Levallois com o nome de 2 CV A. Ele é uniformemente cinza e equipado com motor de 375 cm³ (9 cv).
1951: lançamento da versão carrinha, o 2 CV AU (U para utilitário).
1952: o cinza metalizado é substituído pelo cinza único mais escuro.
1953: a grade frontal muda de visual. O oval que envolve os chevrons é suprimido. Os assentos de pano cinza são substituídos por assentos de pano escocês.
1954: lançamento de um novo modelo, o 2 CV AZ. (equipado com motor de 425 cm³, 12 cv, velocidade máxima de 78 km/h).
1956: O 2 CV é proposto em versão AZL (luxo). O condutor usufrui, enfim, do prazer da remoção de gelo do pára-brisa, de capota em cores e de um grande pára-brisa traseiro.
1958: surge o 2 CV AZLP (para porta de porta-malas). Apresentada a versão 4x4 “Sahara”, dotada de dois motores de 425 cm³ − um acionando as rodas dianteiras, o outro as rodas traseiras.
1959: fim do cinza como cor única com o aparecimento do azul.
1960: novo capô com grade frontal removível em alumínio embutido.
1963: novo motor de 425 cm³ (18 cv e 95 km/h) e saída simultânea de uma nova versão com um acabamento melhorado: o 2 CV AZAM.
1964: acabam as portas invertidas.
1965: adopção de um terceiro vidro lateral em cima do pára-lama traseiro. O 2 CV sedã passa a ser assim uma limusine.
1970: lançamento do 2 CV 4 (435 cm³) e do 2 CV 6 (602 cm³). No mesmo ano, a Citroën organiza um passeio de 16.500 km: a corrida Paris-Kabul-Paris.
1971: incansável, o 2 CV completa uma corrida ida e volta entre Paris e Persépolis, com 13 500 km.
1972: a Citroën organiza o primeiro Pop'Cross, que se transformará na Copa da França de 2 CV Cross, uma competição automobilística ainda muito popular em 2008.
1973: o 2 CV lança-se na Corrida da África: 8.000 km de Abidjan (Costa do Marfim) a Tunis (Tunísia) atravessando o deserto do Sara.
1974: os faróis redondos dão lugar a faróis retangulares. Ganha uma nova grade frontal de cinco lâminas de plástico com os chevrons integrados.
1975: lançamento do 2 CV Especial. Recupera os faróis redondos e perde o terceiro vidro lateral.
1976: lançamento da série especial 2 CV Spot.
1979: o 2 CV 6 passa a ser o 2 CV Clube. O 2 CV Especial (435 cm³) passa a ser o 2 CV 6 Especial (602 cm³).
1980: lançamento do 2 CV Charleston em série especial. O sucesso de sua aparência retro é tal que passa a ser produzido em série no ano seguinte, com faróis cromados.
Fevereiro 1988: a produção do 2 CV termina na França na fábrica de Levallois, porém sua comercialização continua durante mais 29 meses.
Sexta-feira, 27 de julho de 1990 às 16h: a última unidade sai da fábrica de Mangualde, em Portugal. Em 42 anos (recorde de longevidade), foram fabricados mais de 5 milhões de exemplares: 3.868.634 sedãs e 1.246.335 carrinhas.
Quinta-feira, 7 de outubro de 1948: primeira aparição no 35° Salão do Automóvel, no Grand Palais em Paris.
Julho de 1949: inicia-se a produção na fábrica de Levallois com o nome de 2 CV A. Ele é uniformemente cinza e equipado com motor de 375 cm³ (9 cv).
1951: lançamento da versão carrinha, o 2 CV AU (U para utilitário).
1952: o cinza metalizado é substituído pelo cinza único mais escuro.
1953: a grade frontal muda de visual. O oval que envolve os chevrons é suprimido. Os assentos de pano cinza são substituídos por assentos de pano escocês.
1954: lançamento de um novo modelo, o 2 CV AZ. (equipado com motor de 425 cm³, 12 cv, velocidade máxima de 78 km/h).
1956: O 2 CV é proposto em versão AZL (luxo). O condutor usufrui, enfim, do prazer da remoção de gelo do pára-brisa, de capota em cores e de um grande pára-brisa traseiro.
1958: surge o 2 CV AZLP (para porta de porta-malas). Apresentada a versão 4x4 “Sahara”, dotada de dois motores de 425 cm³ − um acionando as rodas dianteiras, o outro as rodas traseiras.
1959: fim do cinza como cor única com o aparecimento do azul.
1960: novo capô com grade frontal removível em alumínio embutido.
1963: novo motor de 425 cm³ (18 cv e 95 km/h) e saída simultânea de uma nova versão com um acabamento melhorado: o 2 CV AZAM.
1964: acabam as portas invertidas.
1965: adopção de um terceiro vidro lateral em cima do pára-lama traseiro. O 2 CV sedã passa a ser assim uma limusine.
1970: lançamento do 2 CV 4 (435 cm³) e do 2 CV 6 (602 cm³). No mesmo ano, a Citroën organiza um passeio de 16.500 km: a corrida Paris-Kabul-Paris.
1971: incansável, o 2 CV completa uma corrida ida e volta entre Paris e Persépolis, com 13 500 km.
1972: a Citroën organiza o primeiro Pop'Cross, que se transformará na Copa da França de 2 CV Cross, uma competição automobilística ainda muito popular em 2008.
1973: o 2 CV lança-se na Corrida da África: 8.000 km de Abidjan (Costa do Marfim) a Tunis (Tunísia) atravessando o deserto do Sara.
1974: os faróis redondos dão lugar a faróis retangulares. Ganha uma nova grade frontal de cinco lâminas de plástico com os chevrons integrados.
1975: lançamento do 2 CV Especial. Recupera os faróis redondos e perde o terceiro vidro lateral.
1976: lançamento da série especial 2 CV Spot.
1979: o 2 CV 6 passa a ser o 2 CV Clube. O 2 CV Especial (435 cm³) passa a ser o 2 CV 6 Especial (602 cm³).
1980: lançamento do 2 CV Charleston em série especial. O sucesso de sua aparência retro é tal que passa a ser produzido em série no ano seguinte, com faróis cromados.
Fevereiro 1988: a produção do 2 CV termina na França na fábrica de Levallois, porém sua comercialização continua durante mais 29 meses.
Sexta-feira, 27 de julho de 1990 às 16h: a última unidade sai da fábrica de Mangualde, em Portugal. Em 42 anos (recorde de longevidade), foram fabricados mais de 5 milhões de exemplares: 3.868.634 sedãs e 1.246.335 carrinhas.
5 comentários:
Viva o 2 CV! E viva também o vosso blog!
soFia
Viva
Há no Porto uma oficina que se dedica exclusivamente ao restauro de 2 cv.
Mais um lugar na minha garagem e estaria lá um 2cv, com faróis redondos.
Que saudades.
Obrigado pela notícia, Óscar.
2 cv é, seguido pelo Renault 4L, o melhor carro anti-stress
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