Também concordo com o Óscar (finalmente!) o artigo é absolutamente inofensivo e palhoso. Mas creio que o teu post visava a publicidade, certo? E aqui entra o meu ego polémico e devo dizer-te que ao contrário da esmagadoooooora maioria não creio que a pub clara prejudique produtos ou mensagens. Num universo em que praticamente a juventude só consume por força da imitação, não vejo crime de lesa crescimento...
Admito que seja inofensivo a curto prazo, mas não será inócuo a longo prazo. Até posso admitir que a mensagem tenha algum conteúdo válido se admitirmos que esteja implícito o método de redução ao absurdo. Só que duvido que o “target” assim o entenda. Não. O meu “post” não visava apenas a publicidade. E dá pena (suspensa?) ver marcas tão conhecidas a terem de embarcar neste tipo de verborreia. Tratava-se apenas de dar um exemplo de como pode haver publicações que são distribuídas gratuitamente nas escolas secundárias – e, portanto, com o aval do ME – que, a meu ver, pouco têm de instrutivo. Funcionam mais como vectores de interesses económicos travestidos de mecenas culturais/educacionais. Cada coisa no seu sítio. Vejam esta passagem retirado do www.forum.pt: “É uma revista cujos únicos protagonistas são os estudantes que tão bem conhece e trata por tu. Eles encontram na publicação um espaço onde podem ser eles mesmos, onde vêem resolvidas as suas dúvidas, questões, medos e anseios e, onde, acima de tudo, podem participar de diversas formas, nomeadamente entrevistando os seus ídolos ou as mais altas personalidades e participando activamente em produções de moda, como manequins.” Sublinhado meu.
A pub clara? Convenhamos que, se fosse clara, seria enfadonha. Agora que muita dela é manipuladora e perniciosa, não tenho dúvidas. Mas só cai quem quer? Não será bem assim. Principalmente numa sociedade com tão baixo nível de literacia e num sistema de ensino que ainda pouco se preocupa realmente com a defesa do consumidor. Não faltam exemplos de “commercials” que vendem gato por lebre como se fosse caviar. Ligar um produto a um estilo de vida que se sabe à partida ser quase impossível de alcançar, é o quê? Veja-se o caso dos telemóveis. Portugal está em primeiro lugar na Europa. Antes, Portugal estava amordaçado, ou quê? E em segundo em número de carros por habitante. Então como podemos ser dos últimos em termos de bem-estar?
Não sou contra o capitalismo, sou contra o capitalismo absoluto, que consegue por vezes raiar tiques estalinistas por outras vias.
5 comentários:
Eis a liberdade de expressão em pleno orgasmo! A censura, palavra maldita, acabaria com isso. Que perda que seria!
O artigo é do género "palha para burros" ou,alternativamente,"Muita parra e nenhuma uva". É tão cretino que se torna, na minha opinião, inofensivo.
Também concordo com o Óscar (finalmente!) o artigo é absolutamente inofensivo e palhoso. Mas creio que o teu post visava a publicidade, certo? E aqui entra o meu ego polémico e devo dizer-te que ao contrário da esmagadoooooora maioria não creio que a pub clara prejudique produtos ou mensagens. Num universo em que praticamente a juventude só consume por força da imitação, não vejo crime de lesa crescimento...
Admito que seja inofensivo a curto prazo, mas não será inócuo a longo prazo. Até posso admitir que a mensagem tenha algum conteúdo válido se admitirmos que esteja implícito o método de redução ao absurdo.
Só que duvido que o “target” assim o entenda.
Não. O meu “post” não visava apenas a publicidade.
E dá pena (suspensa?) ver marcas tão conhecidas a terem de embarcar neste tipo de verborreia.
Tratava-se apenas de dar um exemplo de como pode haver publicações que são distribuídas gratuitamente nas escolas secundárias – e, portanto, com o aval do ME – que, a meu ver, pouco têm de instrutivo. Funcionam mais como vectores de interesses económicos travestidos de mecenas culturais/educacionais.
Cada coisa no seu sítio.
Vejam esta passagem retirado do www.forum.pt: “É uma revista cujos únicos protagonistas são os estudantes que tão bem conhece e trata por tu. Eles encontram na publicação um espaço onde podem ser eles mesmos, onde vêem resolvidas as suas dúvidas, questões, medos e anseios e, onde, acima de tudo, podem participar de diversas formas, nomeadamente entrevistando os seus ídolos ou as mais altas personalidades e participando activamente em produções de moda, como manequins.” Sublinhado meu.
A pub clara? Convenhamos que, se fosse clara, seria enfadonha.
Agora que muita dela é manipuladora e perniciosa, não tenho dúvidas.
Mas só cai quem quer? Não será bem assim. Principalmente numa sociedade com tão baixo nível de literacia e num sistema de ensino que ainda pouco se preocupa realmente com a defesa do consumidor.
Não faltam exemplos de “commercials” que vendem gato por lebre como se fosse caviar.
Ligar um produto a um estilo de vida que se sabe à partida ser quase impossível de alcançar, é o quê?
Veja-se o caso dos telemóveis. Portugal está em primeiro lugar na Europa. Antes, Portugal estava amordaçado, ou quê? E em segundo em número de carros por habitante. Então como podemos ser dos últimos em termos de bem-estar?
Não sou contra o capitalismo, sou contra o capitalismo absoluto, que consegue por vezes raiar tiques estalinistas por outras vias.
Para quando um capitalismo de rosto humano?
Vai um m(or)anguito com açúcar?
Ó Al, essa do m(or)anguito com açúcar é genial! Um trocadalho do carilho!..
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