O PISA (Programme for International Student Assessment) é um programa internacional de avaliação comparada, cuja principal finalidade é produzir indicadores sobre a efectividade dos sistemas educacionais.
Este programa é desenvolvido e coordenado internacionalmente pela OCDE . As avaliações do PISA acontecem a cada três anos, com ênfases distintas em três áreas: Leitura, Matemática e Ciências.
Em termos gerais, o nosso país ocupou, em 2006, o 37.º lugar. A tabela foi liderada pela Finlândia. Abaixo de Portugal ficaram, entre outros, Grécia, Bulgária, Turquia, Roménia, Argentina ou Brasil.
Pode-se imaginar a quantidade de inferências e leituras (simplistas) feitas com base nos resultados!.. Na maior parte dos casos, foram abusivas e pouco fundamentadas.
Miguel Ángel Santos Guerra (catedrático de Didáctica e Organização Escolar na Universidade de Málaga) refere a este propósito: "Ante algunos efectos producidos por los resultados del Informe PISA (2006), se diría que el acróstico con el que se conoce el famoso informe de la OCDE sobre el aprendizaje de los escolares de quince años corresponde a la tercera persona del singular del presente de indicativo o al modo imperativo del verbo PISAR. Yo piso, tú pisas, él PISA (...) ¿Para qué sirve, realmente? Pues muy sencillo (y ya sé que ésta es una simplificación abusiva): para que los que están arriba pisen a los que están en el medio y los que están en el medio a los que están debajo".
As mudanças, no contexto da educação, são lentas. Não podemos esperar ter o nosso país no topo da tabela quando impera o analfabetismo e a iliteracia (passe o eduquês) numa percentagem significativa da população portuguesa.
Curioso seria pôr os pais dos alunos a responder aos testes! Poder-se-ia ter uma ideia mais realista acerca da (má)preparação muitos daqueles que criticam, hoje, a escola pública e o sistema educativo.
1 comentário:
Pisa-mos.
Baza.
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