terça-feira, 5 de outubro de 2010

Dia Mundial do Professor


Ser mestre não é de modo algum um emprego e a sua actividade não se pode aferir pelos métodos correntes; ganhar a vida é no professor um acréscimo e não o alvo; e o que importa, no seu juízo final, não é a ideia que fazem dele os homens do tempo; o que verdadeiramente há-de pesar na balança é a pedra que lançou para os alicerces do futuro.

Agostinho da Silva

4 comentários:

Anónimo disse...

Tenho algumas dúvidas acerca da utilidade/interesse dos (infindáveis) “Dia Mundial de…”
Contudo, dou o benefício da dúvida e posso acreditar que sirvam, nem que seja por breves momentos (embora depois continue tudo na mesma!...), para se falar sobre o tema que dá nome ao dia.

Nesse caso, aproveito a “deixa” para expressar a minha opinião sobre um assunto que me é extremamente caro.
Tenho para mim que a profissão de professor, à semelhança da profissão de médico, devia ser praticada exclusivamente por pessoas com verdadeira vocação para a mesma (o que, nos dias que correm, todos sabemos que não é o caso… nem numa… nem na outra!...)

Um professor tem por obrigação não “apenas” ser mestre (o que por si só, já não é coisa pouca!) mas também (através das suas acções, atitudes e comportamentos) deve ser um amigo, mentor, modelo… sem que com isso possa/deva substituir/desresponsabilizar os pais no seu papel.

Sobre este assunto, não me esqueço nunca de uma conversa que tive, já há vários anos, com uma responsável pela criação dos moldes utilizados na linha de produção de uma fábrica de vestuário: estava eu a dizer-lhe que tinha nas mãos uma grande responsabilidade, pois um mau desenhador de moldes ao criar um molde mal feito poderia colocar em causa todas as peças produzidas nessa colecção. Ao que a minha interlocutora (para espanto meu, mas com enorme sabedoria…) respondeu que a responsabilidade dos professores era muito maior… pois maus professores podem colocar em causa toda uma geração!!!

Por esta razão…entendo que a profissão de professor é uma das mais nobres que existe! Pena é que, grande maioria das vezes, não seja assim encarada, quer pelos seus profissionais quer pela população em geral…

Marial

Óscar disse...

Estamos totalmente de acordo.

F disse...

Subscrevo. Já fui, também, e venho de uma família deles.

É uma profissão que pode ser muito gratificante.

Kmett N’Ojo disse...

Marial disse... tá dito! Muito bem dito!