sexta-feira, 17 de abril de 2009
Pasteleiras 2 - Vou lá estar com a minha nova velha pasteleira
O Projecto Murtosa Ciclável teve a sua génese na candidatura, feita pela Câmara Municipal da Murtosa, em Maio de 2006, ao Projecto Mobilidade Sustentável, promovido pelo então Instituto do Ambiente, actual Agência Portuguesa do Ambiente.
O Projecto Mobilidade Sustentável tinha como objectivo principal a caracterização de tipologias de áreas urbanas que permitissem a identificação de problemas comuns em termos de mobilidade urbana, com vista a um apoio técnico à elaboração e implementação de acções concretas.
A Murtosa apresentou um Projecto que assentava na valorização do potencial da utilização da bicicleta na mobilidade do Concelho, o
qual, pelas suas características físicas e sociais, se apresentava, desde logo, como um autêntico “case-study” regional e até nacional, no que às bicicletas dizia respeito.
A candidatura da Câmara Municipal da Murtosa foi uma das 40 escolhidas, como caso de estudo, num universo de 124, tendo sido a única do distrito de Aveiro a passar a fase de selecção.
Indo de encontro à vontade manifestada pelo Executivo Municipal, a Agência Portuguesa do Ambiente escolheu a Universidade de Aveiro como parceira na definição do Projecto de Mobilidade para o Município da Murtosa, tendo o respectivo protocolo de cooperação sido assinado no início de 2007.
Aos três parceiros iniciais – Agência Portuguesa do Ambiente, Universidade de Aveiro e Câmara Municipal da Murtosa – foram-se juntando outros, cujo domínio de acção tivesse relevância para o projecto. Neste âmbito foram convidados a ABIMOTA - Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, a Escola Padre António Morais da Fonseca, a Inovaria e o BioRia, formando assim uma rede informal de parceiros, para a implementação da Murtosa Ciclável.
Em 21 Junho de 2007 foi entregue o primeiro documento do Projecto de Mobilidade Sustentável do município da Murtosa - Diagnóstico.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário