domingo, 15 de fevereiro de 2009

Um livro para cada domingo: «o Meu Pé de Laranja Lima»

Estava aqui a pensar que livro para este domingo e veio-me à memória o primeiro livro que me emocionou: «O Meu Pé de Laranja Lima». Sim, eu sei, não é verdadeira literatura, dirão os puristas, mas verdadeira literatura não é só a dos exegetas e hermeneutas, não é só a de Bloom ou Steiner (isto sou eu a armar-me), é também a de Mauro de Vasconcelos, mas não a de Paulo Coelho. Porque, convenhamos, concessões sim, abastardamento e insulto às meninges não!
«O Meu Pé...» é só um simples livrinho juvenil (blockbuster dos anos 70) com o realismo mágico dos sul-americanos à espreita e «avant la lettre», mas de um autor de sensibilidade à flor da pele. É aquilo a que os anglo-americanos chamam um «tear jerk».
Enfim, um livro para dar a conhecer à petizada (como quase todos nós temos) e para dar uma vista d'olhos... Acho que vale a pena.

1 comentário:

Óscar disse...

É livro belíssimo. Também adorei ler Clarissa.