segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Watcher of the skies


A imagem é daqui

Este, é mais um vintage dos gloriosos Genesis.

O título agrada-me. Em definitivo. Recordo-me da primeira vez que peguei na belíssima capa do álbum Foxtrot e li: Watcher of the skies. Comecei a ouvi-lo precisamente por esta faixa. A letra do tema é complexa e difícil e na altura o meu inglês era insuficiente para a compreender. Partindo do título, fixei-me então na ideia de tentar imaginar um significado para a música. "Observador dos céus" sugere alguém que vê para além do imediato. Que plana sobre as trivialidades do dia-a-dia buscando significados mais vastos. Ainda hoje associo a música a essa ideia. Confesso que antes de resolver pôr o post me debrucei novamente sobre a letra e continuo sem percebê-la muito bem. Naquela altura os grupos da onda do rock sinfónico optavam por escrever textos herméticos de significado um tanto dúbio. O Watcher of the skies continua, portanto, para mim, centrado no personagem que sobe ao cimo dos montes contemplando o infinito.

Do ponto de vista da melodia e do arranjo o tema é uma peça sinfónica ao nível do que se faz de bom na música erudita. Confesso que me dá imenso gozo ouvi-la frequentemente tocada nos aparelhos dos meus filhotes!.. (confidências de um pai babado...).

A versão que escolhi para publicar, a minha preferida, é da responsabilidade de Steve Hackett. Faz parte do álbum Genesis Revisited, publicado em 1996. Prefiro trocar a voz do Peter Gabriel pelo arranjo instrumental apresentado nesta versão. Aliás, este tema foi escrito por si (música) em parceria com Gabriel (letra).
É pena que a música não venha acompanhada por um vídeo. Ao menos a gravação é de boa qualidade!

Nota: se possível ouvir bem alto!



1 comentário:

Vital disse...

Gosto muito da parte sinfónica (início e final), mas esta é a vantagem dos amigos: ensinam sempre alguma coisa... mesmo se professores! (é a brincar)