terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Darwin por Attenborough

Este ano comemora-se o segundo centenário do nascimento de Darwin. A sua teoria da evolução foi uma das mais importantes contribuições no panorama da Biologia actual e, de um modo mais genérico, no pensamento moderno. Por várias vezes pensei em escrever umas linhas sobre o tema no blogue, mas é uma tarefa difícil! Sintetizar em pouca palavras, e para um público menos documentado sobre o assunto, todo um conjunto de ideias complexas de uma forma correcta e interessante é um senhor desafio. Tenho-o adiado sistematicamente por essa razão.
Hoje, com a ajuda do genial divulgador de ciência, David Attenborough, decidi pôr mãos-à-obra. O vídeo que a seguir publico é o anúncio de um programa realizado pela BBC:

"British broadcaster Sir David Attenborough presents his views on Charles Darwin, natural selection, and how the Bible has put the natural world in peril in an exclusive interview for Nature Video.To celebrate Darwin's bicentenary Nature is also providing selected content FREE online, including continuously updated news, research and analysis on Darwin's life, his science and his legacy."

A controvérsia evolucionismo/criacionismo está extremamente viva e actual sobretudo nos EUA, onde o fundamentalismo religioso e as ideias conservadoras e reaccionárias, vigentes na era Bush, motivaram a proibição do ensino da teoria da evolução nas escolas de muitos estados.

O assunto segue nos próximos capítulos (leia-se publicações).

Sem comentários: