quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Jimmie Durham

Este artigo também poderia ter como título

O índio da pila psicadélica

ou

Anda alguém a gozar comigo…

ou

A minha profunda e orgulhosa ignorância em Arte Moderna (???)

Mas, afinal, quem é o artista (Jimmie Durham)?..

Nasceu em 1940, EUA.
Conceituado (!!!) artista plástico,
performer, poeta e escritor. Mudou-se recentemente do México para a Bélgica. É representado pela Galeria Nicole Klagsbrun, Nova Iorque.

Segue-se um auto-retrato do "artista"

Mais informação em http://en.wikipedia.org/wiki/Jimmie_Durham

Não pretendo armar-me em “engraçado” e assumo a minha total ignorância em matéria de arte… Continuo, contudo, a achar que a arte é para ser percebida pelas “pessoas comuns”… Qualquer individuo minimamente sensível fica extasiado perante (por exemplo) um quadro do Dali… No que concerne a determinadas obras de arte moderna, de facto, também fico extasiado mas pelo que têm de desconcertante…

Abstendo-me (com dificuldade!) de comentários jocosos, vou incluir apenas algumas imagens elucidativas do génio do artista e aguardo os comentários dos "intelectuais".


Só à laia de conclusão deixem-me dizer que esta última imagem corresponde a uma obra que esteve em exposição na Figueira da Foz e que, alegadamente, foi roubada. A PJ investigou mas eu estou absolutamente concencido que foi a empregada da limpeza que, vendo aqueles cacos no chão, teve o bom senso de espetar com a "obra de arte" no lixo...

Vale a pena conferir a notícia completa aqui.

5 comentários:

K disse...

Graças a Deus que o meu carro não tem nada a ver com arte. Chissaaaa.......
Era o meu filho ainda pequenito, e lá fomos ver uma exposição em Serralves (a 1ª exposição a que assistiu).Tive muita dificuldade em explicar que naquela enorme sala toda pintada de branco, com uma tábua tosca no chão, ao lado de um monte de terra e areia era...uma obra de arte.
Olhou-me longamente com a mesma dúvida que eu próprio tinha...e eu encolhendo os ombros e pegando na sua mãozita lá fui para o jardim procurar um olá fresquinho e retorqui "é arte".
Pode ser um perna de pau?

Anónimo disse...

Aqui vão alguns pensamentos (meus, não especialista em arte, pertencente ao grupo das pessoas comuns):

A arte não necessita de ser percebida. Muitas vezes basta ser sentida. Penso no entanto que para gostarmos de uma obra de arte a temos de perceber ou\e sentir. E portanto se não percebes nem sentes as obras de Jimmie Durham apenas poderás dizer, como não especialista, que não gostas. A questão muito mais complicada de "ser ou não ser" arte essa tem mesmo que ficar para os especialistas.

Quanto a Jimmie Durham, não tenho opinião formada. Conheço o nome e algumas obras (fotografadas). Nunca vi nada ao vivo e isso faz um mundo de diferença. Houve algumas coisas que gostei, outras que não.

E agora acerca dos possíveis títulos do post:

1. "Anda alguém a gozar comigo..." nunca, jamais em tempo algum.

2. " O índio da pila psicadélica" esta muito menos. Estás a ridicularizar alguém apenas porque não gostaste de algumas das suas obras. (Devo dizer que gosto do autoretrato, apesar de não conseguir ler o que está escrito, mas procurei informação sobre o assunto e pareceu-me muito interessante)

3. "A minha profunda e orgulhosa ignorância em Arte Moderna" também não.
Ninguém se deve orgulhar de ignorância seja ela sobre que assunto for. E depois, não tens que gostar de todos os artistas contemporâneos...Gostos são gostos e há que os respeitar, quer sejam de especialistas ou leigos.

Resumindo, a tua escolha foi a melhor.

Experimenta dar uma vista de olhos nas obras de Ron Muek e Louise Bourgeois. Ambos escultores. Penso que irás gostar.

http://www.youtube.com/watch?v=qwIkJiauV3U

http://www.youtube.com/watch?v=JMdWNwOWnng


E já agora, um dois mil inove em grande...

Óscar disse...

Arte ou não arte eis a questão... a que eu também não sei responder. No entanto uma coisa é certa: falta ainda, ao que se vai fazendo actualmente, a vassourada do tempo. Somente o que é válido sobrevive a essa limpeza essencial (na certeza de que a maior parte vai por certo parar ao caixote do lixo do esquecimento).

K disse...

Bem observado, Óscar.

Anónimo disse...

Conhecendo a obra do Jimmie Durham e a opiniao que os proficionais da arte, da pra dizer que aquela obra vai ficar na historia da arte, porque e genial mesmo... parte disso e que as obras precisam da gente pensar bastante para entender (e entender o que quizer, nao tem jeito ideal de entender aquelas obras - eles sao para ficar confuso e pensando). aproveite!