terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Toma lá... do Sousa Santos!

Em 1980 fiz um inter-rail com o Z. A. e entre as milhentas peripécias que os meus amigos já ouviram duzentas mil vezes mas amavelmente ainda me pedem para repetir a pensar que eu não me apercebo da sua condescendência, aconteceu uma que acho que relatei poucas vezes.
Estávamos, se não me trai a memória em Basileia, num albergue de juventude (só mesmo nós, uns tesos, ir gastar os míseros escudos na caríssima Suíça) a comer qualquer coisita (tipo bolachas de água e sal e maças golden) quando um tipo se aproxima de nós e pergunta:
- São portugueses?
E nós: claro! Ficamos ali à conversa um par de horas e no final ele pergunta: Vocês não me conhecem? E eu, que nisto sou como a minha mulher, acho sempre que já vi aquela cara algures, disse: de facto... não me é estranho...
E ele: sou o Joaquim Sousa Santos, o vencedor da Volta a Portugal!!!! E nós assentimos, claro, claro.
Após despedirmo-nos, começámos os dois a gozá-lo, «olha o reles, miserável, a pensar que engolimos a patranha do Vencedor de uma Volta a Portugal estar num albergue manhoso a comer iogurtes e maçãs golden, como nós. Olha o malandro...
Por curiosidade, mais tarde, fui ver e não é que o sacana tinha sido mesmo o vencedor da Volta a Portugal no ano anterior...

1 comentário:

K disse...

As aparências iludem.
Nunca aprendemos!