terça-feira, 22 de setembro de 2009
O Outono chega hoje
Hoje o dia vai ter um fotoperíodo de 12 horas, tantas como a noite: é o Equinócio do Outono. Logo, ao fim da tarde, o Sol vai pôr-se no mar numa posição perfeitamente frontal ao observador. Com o rumar dos dias deslocar-se-á gradualmente para Sul, ou seja para a esquerda, na linha do horizonte.
Para trás ficam os dias grandes, aqueles em que parece que a vida é mais fácil, em que novos e velhos sentem um sopro de vitalidade e energia. É o adeus aos fins-de- tarde de Volei na praia, aos mergulhos tonificantes nas águas do Atlântico.
O Outono é uma estação doce, suave e intimista. Também um tanto nostálgica.
Sempre que penso no Outono vêm-me à cabeça uma série de lugares-comuns: dias límpidos e frescos, cores quentes - das folhas, das romãs e dos marmelos (strictu sensu!) -, o fumo de chaminés de lareiras que iniciam o seu trabalho após uns meses de descanso... imagens que fui construíndo desde tenra idade - até através dos antigos manuais escolares da primária - e que condicionam a forma de apreender a realidade.
É bonito o Outono, mas... porra! Já se acabou mais um Verão!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Pena é que não tenhamos tempo, a maior parte das vezes, para saborear os bonitos dias desta Estação.
A luz cuada a côr das folhas.
Quando damos por ela é Natal ... é pena!
Gosto do Outono.
Calma Deibaidei! O Óscar vai levar-nos ao Outono com as máquinas fotográficas, enquanto os temos... (o Óscar e o Outono, claro).
Enviar um comentário