quinta-feira, 11 de junho de 2009

Lara Li, Maio 09, Leça da Palmeira



[Gosto tanto de ti, Lara Li - Maio'09, Leça da Palmeira]

No outro dia fui ao B Flat. Já esteve na cave (com um ambiente basfond que lhe assentava como uma luva) perto da Câmara Municipal de Matosinhos. Depois, durante algum tempo, mudou-se para junto da fonte luminosa, num local em que se perdia completamente a mística do espaço, com uma acústica de bradar aos céus.
Neste momento, o B Flat está nas Docas do Porto de Leixões, em Leça da Palmeira e regressou a umas instalações condignas para um projecto com a qualidade que apresenta. Continua a contar com a imagem da casa - a unique Tila e o músico António Ferro (obrigado pelas bebidas) - esbanjando simpatia e semeando a vontade de voltar.

Pois bem, fui ao B Flat ver a Lara Li.

A primeira parte do espectáculo foi muito jazzística, com Ricardo Diz e AP a dar, entre outras, composições como Feeling like my favourite things - uma mistura de Nirvana com My favourite things, do Música no Coração. Também gostei da interpretação do tema Vera Cruz, parecendo-me ouvir Elis Regina a cantá-lo enquanto os dois o "instrumentavam"!

A segunda parte era o mais esperado momento da noite. Lara Li percorreu maioritariamente a música portuguesa e aventurou-se até (e bem!) num Besame Mucho e, em homenagem ao sítio jazzístico em que nos encontrávamos, num Misty fabuloso!

A dicção da Lara Li continua impecável - não são muitas as cantoras que têm o dom de cantar cada sílaba de modo a que se a entenda. A elegância, no porte e na atitude, continua a ser a marca registada da cantora. A simpatia, escondida atrás de uma timidez que espreita aqui e ali (como será possível!), (con)vence qualquer um. Lara Li continua a ser uma diva. É pena não termos acesso a mais trabalhos seus publicados...

Miguel Braga que acompanha Lara Li, sendo já difícil deixar de os associar, esteve magnífico na condução do piano.
Acho que, como lhe disse no final, me apaixonei por ela quando cantava para dentro Telepatia todos os dias. Nessa altura fizemos uma viagem a Cinfães de bicicleta, lembram-se?
A penúltima canção (foi muito bom ouvir Telepatia, Quimera do Ouro, Eu gosto tanto de ti, Jura, Secreta Passagem,...) é, para mim, o "must" da cantora - ouvi-la cantar este Barco Negro, batendo com os dedos no microfone, na televisão há uns anos foi marcante. E agora adorei "ouvê-la", a um metro de mim, a repetir a proeza.

Aqui fica o registo em vídeo e algures na minha alma, também!








Barco negro.
Música: Caco Velho, Piratini Letra: David Mourão-Ferreira

De manhã, temendo, que me achasses feia!
Acordei, tremendo, deitada n'areia
Mas logo os teus olhos disseram que não,
E o sol penetrou no meu coração.[Bis]

Vi depois, numa rocha, uma cruz,
E o teu barco negro dançava na luz
Vi teu braço acenando, entre as velas já soltas
Dizem as velhas da praia, que não voltas:

São loucas! São loucas!

Eu sei, meu amor,
Que nem chegaste a partir,
Pois tudo, em meu redor,
Me diz qu'estás sempre comigo.[Bis]

No vento que lança areia nos vidros;
Na água que canta, no fogo mortiço;
No calor do leito, nos bancos vazios;
Dentro do meu peito, estás sempre comigo.
Claro que para os mais esquecidos não podia deixar de publicar:





4 comentários:

Óscar disse...

Grande voz de facto,.. e que saudades do Telepatia mais a volta a Cinfães! Somente um pequeno senão: aquela parte em que o italiano com voz de reclame de sabonete se põe para lá dizer meia-dúzia de coisas meladas!..

Kmett N’Ojo disse...

Eu já procurei um video dessa musica em que Lara Li faz o ritmo com os dedos no microfone mas nunca tinha consiguido encontrar... Também pra mim é uma altura e uma musica marcantes! Obrigado Vital. E... leva-me ctg, please!

Anónimo disse...

desculpem mas sabem me dizer quando é que Lara Li volta a a ir a esse sitio?

queremos-te de volta, LARA LI disse...

Visitem...

http://queremos-te-de-volta-lara-li.blogspot.com/