domingo, 14 de junho de 2009

Che Guevara

Se estivesse vivo, Ernesto faria hoje 81 anos.
Se não tivesse nascido, como seria hoje Cuba ?

5 comentários:

Óscar disse...

Se não tivesse nascido provavelmente Cuba continuaria a ser uma colónia balnear americana, ou então mais um off-shore género as ilhas Caimão.

Kmett N’Ojo disse...

...Assim é uma livre e próspera... comunidade balnear!

Vital disse...

De facto, aqui remo contra a maré e acho que foi um torcionário a coberto de causas nobres. Matou, mandou matar a torto e a direito e não era propriamente um revolucionário mas um terrorista mercenário com um marketing internacional de se tirar o chapéu. Essa imagem só a angariou devido à sua morte (violenta, pois claro, quem com ferros mata...) e outro tanto à fotografia que o imortalizou.
Ninguém deve esquecer que foi uma figura que não serviu a Revolução cubana, aliás foi despachado por Fidel, e nunca serviu nada nem ninguém em paz. As purgas guevaristas em Cuba ainda hoje são lembradas com dor.
Não é nenhum herói e basta ler biografias que não sejam hagiográficas ou meramente apologéticas para o perceber.
Serve hoje como mensageiro iconográfico e epítome do revolucionário, mas infelizmente a realidade é toda outra, muito mais selvática, impura e... revoltante.

©arloslemos disse...

Pois claro! E vejam lá, um menino tão bonitinho pró que lhe havia de dar. E aquela boina que lhe ficava tão mal mais as barbichas.

Vital disse...

Ah, e mais: sem Guevara, (que não teve a importância que se julga na guerrilha porque era apenas um médico que se excitou posteriormente com o papel majestático que lhe foi atribuído - não teve a importância de Camilo Cienfuegos ou mesmo Raul Castro, por exemplo), Cuba seria exactamente o que é: um local de veraneio para quem pode (turistas) e uma gigantesca e triste favela para todos os outros.