terça-feira, 7 de setembro de 2010

Marcas de uma vida

Texto escrito por uma aluna do Al Prazolam e lido na cerimónia de despedida.


Ao Professor Resende, mais que um professor: um verdadeiro amigo.

Não sei se gostava de Saramago, mas achei esta frase excessivamente adequada a si: "A morte é simplesmente a diferença entre o estar aqui e o já não estar.". E perante esta diferença, perante o facto de uma pessoa simplesmente já não estar, o que é que nos resta? Sim, as memórias.
Recordações de quem essa pessoa foi, do que fez, do que se riu, do que fez rir, do que ensinou, do que encorajou, do que fez crescer. A maior parte das vezes fixamo-nos no último momento, no que aconteceu, no que não devia ter acontecido. Dói. Dói como mais nada no mundo. A verdade é que é esse pensamento que se sobrepõe a tudo o resto, sem nos apercebermos disso. E custa. Mas porque não pensarmos antes na forma como essa pessoa marcou o nosso percurso e em vez de chorarmos darmos por nós a sorrir? Foi isso que aconteceu comigo.
Primeiro chorei. Custava-me a acreditar. Depois, sem dar por isso, fui ao sótão e abri os meus dois cadernos de Físico-química. E dei por mim a sorrir. Tinha muitas frases do Professor nas margens do caderno. Todos nós temos. A verdade é que o Professor Resende nos marcou de uma forma única. E é isso que eu quero relembrar.
O Professor Resende escrevia tanto com a mão direita como com a esquerda. Ficámos completamente à nora quando nos apercebemos que umas vezes escrevia o sumário no livro de ponto com uma mão esquerda e outras vezes com outra. E não é que a letra ficava igualzinha?! Uma vez, no final de uma aula, na sala 16 (nunca mais me vou esquecer deste momento...), pegou num pedaço de giz, um em cada mão, e começou a escrever, ao mesmo tempo, com as duas mãos! Ficámos tão boquiabertos que depois só nos ríamos...
E os pontos de exclamação do Professor Resende? Aquilo sim, eram verdadeiras exclamações!quem não se lembra de vê-los no quadro? Ou de tê-los nos testes, a caneta vermelha, sempre de gel, por causa de um arredondamento mal feito ou uma fórmula mal aplicada?
Quando tínhamos sumários atrasados (desde 1875, como ele costumava dizer), o Professor Resende passava-os a computador e dava uma tirinha de papel a cada um. Organização acima de tudo! Ah, e é claro, não nos podemos esquecer daquelas fichas de trabalho com um cabeçalho assim: "Assunto - dois exercícios.".
Pode parecer incrível, mas havia momentos em que as piadas do Professor nos ajudavam a perceber Física e Química. Encontrei algumas delas espalhadas pelos meus cadernos...
Se vocés tivessem que aquecer o leite todos os dias com umo varinha mágica, tinham que se levantar 4 dias antes.
Aquele escritor considerava que a Terra era um ser vivo que reagia a acções sobre ela. Para os átomos é Natal TODOS os dias!

Queriam pôr mais potássio?! Uns querem ver potássio a arder, outros querem ver Lisboa... Mas uma frase que me acompanha até hoje, e da qual me lembro muitas vezes, é esta: Nós fomos formados nas estrelas. Sim, porque nós nascemos nas estrelas, somos feitos de estrelas e no final regressamos às estrelas. Eu acredito que sim. E as estrelas estão ali bem pertinho. Não há nada mais científico. E o Professor vai ser sempre uma estrela dentro de nós.

Maria João Sousa, em nome do 10º e do 11º A (2006-2008)

Sem comentários: