quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Biografia/Citações SALVADOR DALI (é bom saber)

Nome completo: Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech
Nascimento: 11 de Maio de 1904
Figueres, Catalunha
Espanha
Morte: 23 de janeiro de 1989 (84 anos)
Figueres, Catalunha
Espanha
Ocupação: Pintor, desenhista, fotógrafo e escultor
Escola: Escola de Belas-Artes de San Fernando, Madrid
Movimento: Cubismo
Dadaísmo
Surrealismo
Título: 1º Marquês de Dalí de Púbol
Princ.trab.: A Persistência da Memória
Sofá-lábios de Mae West
A Tentação de Santo Antônio
Cônjuge: Gala Éluard Dalí
Filho(s): Cecile Éluard Boaretto

... Estou pintando quadros que me fazem morrer de alegria, estou criando com absoluta naturalidade, sem a menor preocupação estética, estou fazendo coisas que me inspiram com uma profunda emoção e estou tentando pintá-los com honestidade...

...Surrealismo irá, pelo menos, ter servido para dar prova de que a experimentação total da esterilidade e das tentativas de automatizações terem ido longe demais e de terem conduzido a um sistema totalitário... Hoje, a preguiça e a total falta de técnica chegaram ao seu paroxismo no significado psicológico da atual utilização da faculdade...

(As joias de Dali)
...Sem uma audiência, sem a presença de espectadores, essas jóias não iriam cumprir a função para a qual anseei. O espectador, então, é o melhor artista...


...Eu sou o próprio surrealismo...

(obra Telefone Lagosta)
...Lagostas e telefones têm forte conotação sexual, são estreita analogia entre alimentos e sexo...

...Aqui está!!! O prometido mausoleu do meu muito grande amigo Alice Cooper...

Sem comentários: