quinta-feira, 12 de junho de 2008

A crise dos combustíveis

Ela aí está, (pelos vistos para ficar!..), a crise energética!
Toda a gente se queixa, toda a gente discute se os impostos sobre os combustíveis devem baixar. O mundo anda num alvoroço. Entretanto, algumas questões têm-me surgido:
1) Por que é que os combustíveis de certas marcas são mais baratos (ESSO, grandes superfícies,...) se, como afirma a Autoridade para a Concorrência, não há negócios menos claros ao nível das grandes petrolíferas?
2) Qual o motivo da não implementação do gás natural (não é um derivado do petróleo!) como energia alternativa para os automóveis? Em Itália, as gasolineiras são obrigadas a fornecer este tipo de combustível! Em Portugal, somente os transportes urbanos o utilizam.
3) As reservas petrolíferas do planeta são limitadas. É um facto. Contudo, os processos de extracção evoluiram imenso nos últimos anos. Muitas das jazidas que outrora não eram rentáveis, hoje em dia são exploradas. Por outro lado, temos assistido, nos últimos tempos, ao anúncio da descoberta de novas jazidas (na Venezuela, no Brasil, em Angola...). Sendo assim, qual a razão dos últimos aumentos do preço do barril de petróleo?
4) Dizem que a culpa de tudo isto é dos especuladores (quem são esses gajos?). Se assim é, por que é que os estados não põem fim a esta situação?
A propósito disto tudo vem-me à memória a célebre frase do José Pedro Gomes: "Alguém me explique, porque eu gostava de entender!"

3 comentários:

©arloslemos disse...

Na minha modesta e infantil opinião acho que:
1)Como não recebem ordens dos chefes da BP, Galp & Co. acabam por lucrar menos por litro mas a ganhar no todo pela afluência de clientes. O estado, esse, continua a receber o respectivo imposto, quer ele venha da Esso ou do carvalho.
2)Isso iria mexer demasiado nos cofres dos gaijos da 4ª questão.
3)Porque de vez em quando é necessário equilibrar os cofres. As mordomias não são assim tão baratas...
4)Os estados, coitados, não podem pôr fim a esta situação porque os estados são "esses gaijos".

Que comentários tão infantis!!! Eu que sou azeiteiro até gostava de abastecer o carro com azeite das frituras mas eles não deixam... mauzinhos!!

Anónimo disse...

Muito interessante!

K disse...

Eu sinto-me mal porque não tomo medidas para consumir menos.
Uso automóvel para tudo, e sou um grande consumidor.
Adoro consumir.
Mesmo que consumindo, pense em consumir verde, recicle tudo o que posso, reutilizando tudo o que posso, evite consumir só por consumir, mas, caros amigos, confesso que adoro consumir.
Ontém, visitei com alguns colegas a ETAR de Parada, na Maia, junto à Milanesa.
É verdadeiramente fantástico o que o grande visionista e falecido Dr. Vieira de Carvalho idealizou há 20 anos.
Caros amigos, desafio-os a fazer visita às instalações, garantindo-vos que pensarão o país e o mundo de outra forma.
Que pena tenho em viver num país que esbanja recursos.
Que pena tenho que os 300 presidentes de cãmara do nosso país não invistam um dia da vida a visitar estas instalações.
Se o fizessem, quão limpo seria o nosso mar a nossa terra e a nossa água, para eu poder dentro de alguns anos, continuar a dizer:
adoro e posso consumir.