segunda-feira, 15 de novembro de 2010

António Barreto: um fotógrafo de passagem pelo mundo


Tive a oportunidade de com ele trocar meia-dúzia de ideias - imagine-se sobre vinhos! - há mais de uma década, quando estava de visita a uma quinta no Douro. Nem sempre concordo com a suas posições, nomeadamente no que diz respeito à sua visão sobre a educação. No entanto tenho dele a ideia de um homem sério, atento e interventivo. E não pára de nos surpreender: à pouco tempo foi o (excelente) programa de televisão "Portugal, um retrato social"; agora é a fotografia.

A par de uma exposição, na Galeria Corrente d'Arte, em Lisboa (tinha que ser!), publicou um livro de fotografia "António Barreto, fotografias 1967-2010". Da entrevista que deu ao Expresso ficou-me sobretudo esta ideia (que também partilho):

"O que me levou a fazer fotografia é próximo do que me levou a fazer sociologia: interesso-me pela vida real, o que fazem as pessoas, por que é que há tantas diferenças. Não me interessa a fotografia conceptual, gosto é da vida real, de trabalhar a relação entre a pessoa e o universo que a rodeia, ..."

Algumas imagens podem ser vistas aqui e no seu blogue.

1 comentário:

F disse...

"Portugal, um retrato social": muito sim senhor!