quinta-feira, 10 de junho de 2010

Música para a alma

"A Junção do Bem" deveria ter sido também a junção do Monami 6f, a convite do Vital,numa massagem colectiva da alma neste concerto musicalmente incomparável. O único que agarrou foi o hagarraky que, com uma lágrima ao canto do olho pela saudade dos amiguinhos, se sentou na plateia, vazia, pelas 21.45h, tendo assim o privilégio de assistir a um bónus de 20 minutos de afinação de instrumentos e acertos nos botões das mesas de mistura. O público entra, mas infelizmente, em muito baixo número para uma sala desta envergadura e para um concerto desta qualidade.
Começa o concerto, começam os arrepios. Como diz Francisco Ribeiro: "A junção do Bem não é um projecto fácil de música convencional. É difícil qualificar o trabalho e fico contentíssimo por isso, porque significa que demonstra originalidade". De facto uma nova sonoridade se ouviu, e o mais surpreendente, de uma orquestra sinfónica. O mote foi dado logo pela primeira interpretação com sonoridades árabes, percorrendo alguns temas a acusar a sua participação nos Madredeus e insinuações fadistas em dueto com Filipa Pais.

Para quem tiver ficado com água na boca, Francisco Ribeiro e a ONP repetirão este concerto no Porto, dia 16 de Julho de 2010, no espaço exterior da casa da Música. Estarei lá e não me façam chorar...

Aqui fica um pequeno registo desta sonoridade original:

Ritual Novo e Obsessão

Francisco Ribeiro | Vídeos de Música do MySpace

1 comentário:

Óscar disse...

Se puder estarei lá.