segunda-feira, 14 de junho de 2010

Resistência


Fui, no 10 de Junho, visitar a exposição de fotografia Resistência, no Centro Português de fotografia (antiga Cadeia da Relação do Porto).

As três centenas de imagens reunidas pertencem a vários arquivos institucionais e particulares (Dgarq, CPF, Assembleia da República, Hemeroteca de Lisboa, Arquivo Histórico-Militar e Fundação Mário Soares, mas também às colecções pessoais de Artur Santos Silva, Mário Marques e Alfredo Ribeiro dos Santos) e testemunham praticamente um século da História portuguesa, desde o 31 de Janeiro até à Revolução dos Cravos. Os comícios, a festa e as figuras da República, o 28 de Maio de 1926 e a primeira tentativa de revolta logo no início do ano seguinte, também no Porto, os anos do Estado Novo e do salazarismo, na sua suposta (e imposta) pacatez e ordem, os movimentos da Resistência, desde as greves dos anos 40 até às campanhas presidenciais de Norton de Matos e de Humberto Delgado, e, claro, o 25 de Abril de 1974 - são as várias estações desta visita guiada.

Sem dúvida um magnífico trabalho o realizado pelos organizadores desta exposição que vai estar aberta ao público até ao próximo dia 5 de Outubro (data da comemoração do centenário da República).

Ver mais aqui

Sem comentários: