segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher...

... para lembrar os homens que deverão saber dignificar o género a que pertencem (e deixar os comportamentos tipo macho-alfa, beta ou gama, para gibões, gorilas, chimpanzés e outras variantes macacóides).

8 comentários:

Óscar disse...

Às vezes chego a questionar-me sobre qual dos géneros, masculino ou feminino, terá maior responsabilidade nos tiques machistas da sociedade em que vivemos. Certo é que há muitas mulheres que não saem incólumes de toda esta história!...

K disse...

Eu fico-me pela minha condição de não ser machista nem feminista.
Antes pelo contrário.
Que queres?
Sou feliz assim.
Não ter opinião sobre coisa alguma, e no fim, contradizer-me.
Não é fantástico ???

Pedro Éme disse...

Olá ÓSCAR!

Passo e comento "só p'ra não dizer que não falei de flores..."!

http://artbeatsbypm.blogspot.com/2010/03/happy-day-ladies_08.html


http://artbeatsbypm.blogspot.com/2010/03/to-all-of-you.html


Quanto à questão que te colocas, não posso estar mmais de acordo!

Tanto eles como elas, uns e outras, são, no fundo, a raiz dessa figura cultural que é o 'MACHO'.

E o que é o 'MACHO'?, para esses e para essas?

RESPONDE-ME por favor... Esta é 1 das minhas 'dúvidas existenciais'.

um ABRAÇO.

e...
o ÓSCAR vai para:
TI!

Óscar disse...

Um machista é alguém incapaz de partilhar de igual para igual a sua vida com uma mulher; de a respeitar no sentido mais profundo, como ser humano, de a ver (e a ter) como uma companheira, uma parceira com queira partilhar a aventura da vida. De com ela partilhar sem pruridos as suas fragilidades e dúvidas. De aceitar que numa relação deve prevalecer a parceria, o companheirismo e a ternura, e não o domínio ou a prevalência de um sobre o outro.

"Em todos os poderes humanos existe um ligeiro, delicado e quase imperceptível desprezo por aqueles que dominamos. Só podemos dominar inteiramente almas humanas se conhecemos, compreendemos e desprezamos muito discretamente aqueles que são forçados a render-se". (Sándor Márai)

Pedro Éme disse...

Óscar,

fico bem mais descansado!

Não sou, nunca fui então machista... Bom, isso, eu sabia-o. Só precisava (preciso) de conhecer outras opiniões – ou melhor dito: opiniões de outras cabeças.

De resto, não posso estar mais de acordo com a tua definição!

Contudo, e ainda assim, há muitas Mulheres que não exercitam essa partilha, essa igualdade, essa entrega com os Homens - nomeadamente os seus.
Em nome do... Feminismo?
Em nome do... egoismo?

Aqui fica mais uma questão no ar.

Abraços!

F disse...

Pois é, Óscar. Eu também acho que há muitas mulheres (mães, esposas) que têm muita responsabilidade na contribuição para a existência do machismo e para a discriminação entre sexos (http://blogscraps.blogspot.com/2009/09/multitasking-ii.html).

... e depois essa famosa frase, "os homens não choram", que muita gente ainda vai dizendo aos seus filhos rapazes, é terrível, não é?

Óscar disse...

Mas não são somente algumas mães e esposas a pressionarem os homens no sentido de assumirem comportamentos de "machos dominantes". É bem conhecido o mito do triângulo "Homem honesto/«o bonzinho», do malandro/egoista, e da mulher dividida". E todos nós sabemos para onde muitas vezes pende a balança (se não na decisão, pelo menos no plano afectivo).
É evidente que esta é uma perspectiva simplista das relações Homem/Mulher. Todo o ser humano é livre de tomar as suas decisões. Eu por mim devo dizer que esse tipo de mulher que é "atraída fatalmente fatalmente para o abismo" nunca me despertou o mais pequeno dos interesses. Apetece-me até acrescentar que "têm a sorte que merecem" e que sejam muito (in)felizes.

F disse...

pois!