terça-feira, 11 de agosto de 2009

Caçador caçado


Ao passarmos em Ponte de Lima, há dias, deparámo-nos com um fotógrafo à "La Minute". Lá estava ele, junto a um chafariz, com o seu caixote apoiado num velho tripé e com o cavalinho-de-pau para sentar as crianças e fotografá-las não sem antes dizer: "Olhó passarinho!". É claro que entabulámos conversa com o senhor, um velho resistente que por sinal era bom de conversa. Mostrou-nos com grande orgulho o seu caixote equipado com lentes Zeiss e explicou os procedimentos técnicos necessários à produção das fotografias. Estes magníficos caixotes não só fotografam como são também um pequeno laboratório ambulante onde se revelam e ampliam as fotografias. Fenomenal!
Aproveitou ainda a oportunidade para nos contar uma deliciosa história que se tinha passado com ele momentos antes do nosso encontro: " Chegou-me aqui uma senhora com um menino preto e pediu-me para lhe tirar uma fotografia. Depois de lha entregar a senhora começou a reclamar que a sua cara estava muito escura, que a da menina que eu tinha exposta tinha ficado melhor... Eu, que nem sou racista, respondi-lhe que o menino era mais moreno, não podia ficar igual... mas a senhora insistia, insistia, e às tantas rasguei a fotografia e devolvi-lhe o dinheiro! Isto há cada uma!..."

Evidentemente não poderíamos perder a oportunidade de assinalar este momento com uma ... fotografia! E lá fomos nós sentar-nos no chafariz e posar para o artista!...

Sem comentários: