quinta-feira, 28 de maio de 2009

Eu e as eleições para o Parlamento Europeu...


Não tenho memória de umas eleições mais enfadonhas do que estas para o Parlamento Europeu. Ideias sobre a Europa, alguém ouviu discutir algumas? Um novo imposto europeu que ninguém percebe muito bem o que é. Um programa Erasmus para o primeiro emprego que afinal já existia... discutem-se ainda coisas tão primárias quanto ridículas como o anti-espanholismo do Paulo Rangel e afins.
Vejamos agora os candidatos: Vital Moreira tem tanto jeito para fazer política como eu para passar-a-ferro. Paulo Rangel é daquelas pessoas que já nasceu velhinha.Tão, mas tão desinteressante - se a eugenia nazista tivesse vingado o que seria das gentes do PSD? Manuela Ferreira Leite, Paulo Rangel, Marques Mendes, João Jardim... tudo gente tão mal ajambrada! Com certeza teriam sido eliminados logo à nascença! -, aquele fatinho às riscas, pescocinho a fazer lembrar o Dâmaso Salcede dos Maias, os pêlos naqueles dedinhos papudos... e o pior é que o conteúdo não é melhor que o invólucro. Miguel Portas é um dandy. Um menino burguês, simpático e culto sim, mas com alguma falta de substância. A candidata do PCP, Ilda Figueiredo, merece-me alguma simpatia. É verdade que o seu trabalho enquanto vereadora da Câmara de Gaia deixou saudades: a criação do Parque Biológico, as primeiras medidas de protecção da zona litoral, o ajardinamento de bairros sociais. Mas votar nela? Eu, um europeísta convicto?
Do Paulo Portas nem vale a pena dizer nada, só votaria nele sob ameaça de uma arma de fogo. Temos ainda os clássicos POUS, MRPP, PPM (cruzes, canhoto!!!), a que se juntaram mais uns quantos novatos (um deles é o PH! Será ácido ou básico? A mim parece-me que é mais para o neutro...)

Por uma questão de princípio, e de dívida para com aqueles que deram as suas vidas em prol da democracia, vou votar, nem que seja para desenhar um símbolo fálico no boletim de voto!..
A continuarem as coisas assim parece-me que não irei ter outro remédio...

Sem comentários: