sábado, 2 de maio de 2009

A democracia tem destas coisas...


Ontem, passei o 1º de Maio no "ninho do Salazar". Coincidências da vida... (tal como diria o Presidente da Câmara de Sta. Comba Dão!..). Hoje, fui visitar o Museu do Caramulo. Passadas duas ou três salas deparei-me com o retrato do ditador. Confesso que fez-me um bocado de confusão: ali estava à minha frente o homem que foi responsável pela prisão do meu avô (somente por pensar diferente...), por ter deixado o nosso país num estado de ignorância e de atraso cultural e económico, e por ter iniciado uma guerra sem sentido contra os movimentos independentistas africanos nas ex-colónias. Ali estava ele, altivo, com um espaço e uma visibilidade que, na minha opinião, são um insulto aos milhares de pessoas vítimas do seu regime ditatorial. Que deram o melhor das suas vidas a lutar contra tudo o que ele representou.
Será que tudo é aceitável em democracia?
Grandioso! É mesmo grandioso um regime que tolera no seu próprio seio manifestações de visibilidade mesmo aos seus inimigos! Confesso que me custa engolir, mas... enfim!.. aceito esta lição.

1 comentário:

K disse...

A liberdade é o preceito fundamental para existir liberdade, penso.