segunda-feira, 30 de março de 2009

Jonathan Livingston Seagull: o filme da minha adolescência

Talvez nenhum filme me marcasse tanto como este. Vi-o com dezasseis anos na companhia do Hagarra e do Deibaidei. Um filme cujos únicos protagonistas eram gaivotas causou em mim algum cepticismo, no entanto...

Jonathan é uma gaivota que questiona o seu lugar no mundo. Que procura o rumo da sua existência. Eu, em plena adolescência - essa magnífica fase das nossas vidas em que de repente nos apercebemos que temos uma vida inteira à nossa frente e começamos a pensar o que realmente queremos fazer com ela -, senti-me planar juntamente com o protagonista sobre as questões mais mundanas que ocupavam os que me rodeavam. Senti em mim aquele impulso, aquele golpe-de-asa, que me despertou para as questões verdadeiramente essenciais.

Anos mais tarde li o livro de Richard Bach. Foi uma desilusão. Ainda hoje me questiono se o filme é realmente tão superior ao livro, ou se simplesmente me apanhou numa fase ainda inocente da vida. Mas que foi determinante, isso não tenho dúvidas.



1 comentário:

©arloslemos disse...

Bolas Óscar! Apanhaste-me! Adivinhaste o meu estado de espírito? Seu bandido! Fizeste-me lágrimas nos olhos e não digo mais nada senão desato a chorar em pranto.