sábado, 19 de setembro de 2009

Declaração de (não) voto no PS

Hoje de manhã fui tomar um café ao Bar do Alex. Enquanto passeava absorto pelas folhas do Público veio ter comigo a Amélia Nabais, a minha antiga professora de Filosofia do 7ºano (leia-se 11º...). A conversa foi, como sempre, extremamente agradável e diria até educativa! A minha ex-professora, aquela pessoa que me marcou em definitivo durante os meus tempos de adolescência - a PROFESSORA!-, reformou-se antecipadamente no ano lectivo passado. A Amélia teve esse condão maravilhoso de despertar gerações e gerações de alunos para a importância do espírito crítico, do "pensar pela própria cabeça", usando ao mesmo tempo o seu carisma único e uma exigência enorme em tudo o que ensinava. Encantou enquanto ensinou. Formou pessoas marcando-as para toda a vida.
A Amélia Nabais, porque extremamente coerente, abandonou prematuramente o ensino. Diria que é uma perda irremediável para as gerações de alunos que não vão poder usufruir da experiência de com ela conviverem e aprenderem. Como ela, muitos professores (que o puderam fazer) decidiram da mesma forma. Este, é o principal legado do Ministério da Educação do Engenheiro Sócrates.

Numa altura em que nos aproximamos das eleições, e que nos deparamos com as pobres opções que se nos colocam, esta é a razão pela qual não vou poder votar no Partido Socialista, aquele com o qual desde sempre senti maiores afinidades. Com a sua maioria absoluta e com uma expectativa geral extremamente elevada, Sócrates teve uma oportunidade única de mudar as coisas, de modernizar o país. Fez coisas bem feitas e cometeu, também, erros. O que se passou com o ensino foi demasiadamente grave. Talvez não me reste outra solução a não ser o voto em branco... ou então talvez seja desta que vou às urnas depositar um voto com um símbolo fálico desenhado!

4 comentários:

K disse...

Acho bem.

©arloslemos disse...

Tá bem, mas vota no Arturinho,pleeeaase!

Al Prazolam disse...

claro que tou contigo!

Anónimo disse...

Três anos depois, estàs contente? O Socrates desiludiu-te, mas agora estàs melhor talvez? Quando votares, vota com cabeça, deixa os simbolos falicos : a nao ser que sò assim te saibas exprimir e aì a Dra Amélia Nabais vai ficar muito triste.... Eu também fui aluna dela e nunca me exprimira assim. É uma vergonha.... sobretudo que com votantes como tu Portugal nao ganhou nada. Da proxima vez pensa, nao reajas. Reflexao, espirito critico (construtivo e realista), tese, antitese, introspecçao e informaçao sao palavras chave para bem pensar. A Doutora A Nabais deve-te ter dito. Vai buscar os teus apontamentos......