sábado, 25 de abril de 2009

Onde é que estavas no 25 do A?

Esta é a pergunta que circula por toda a net. Onde estavas, sim, onde estavas no 25 de Abril? Se é que já estavas...
Todos devem responder.

Eu começo: estava no Ambrizete (Norte de Angola), a dar passeios pela noite dentro, porque o calor era tanto que não deixava ninguém dormir. Então as pessoas saíam de casa e faziam piscinas à volta do quarteirão e cumprimentavam-se todas as vezes que se cruzavam. De dentro das casas vinha o som da rádio a transmitir canções revolucionárias. Lembro-me que das conversas o que sobrava era incerteza. Incerteza sobre tudo e todos. Incerteza sobre o futuro. Que lhe veio a dar razão.
Mas estou convencido que o 25 só terá chegado a 27 ou 28, porque lá tudo era assim, chegava depois, mais tarde, mais devagar, aparentemente sem tanta importância.

6 comentários:

Óscar disse...

Tomei conhecimento da revolução na manhã de 25 quando me preparava para ir para a escola. O meu pai, que estava em Lisboa nesse dia, acordou de madrugada ao som das lagartas dos tanques que se deslocavam nas ruas e telefonou a avisar a minha mãe. Foi um dia inesquecível em que passámos o tempo agarrados ao rádio a tentar saber a evolução dos acontecimentos. À noite passámos horas em frente da tv para ouvir a comunicação do movimento das forças armadas ao país.
É uma sorte podermos viver estes momentos da História!

nf disse...

E que tal darem HOJE uma vista de olhos aqui:

http://mediaserver.rr.pt/rr/flashs/25abril_final/cunha/index.html

(prefiro estas, mas podem encontrar no mesmo sítio outras do Eduardo Gageiro)

p.s. Em 25 "do" A não faço ideia onde estava. Em 25 de Abril de 1974 sei que estava na escola e fui recambiada para casa sem saber porquê (ainda era muito criança :) ).

Óscar disse...

Excelente,a contribuição da NF! Vale a pena ir ver...

Deibaidei disse...

No 25 de Abril estava ... no recambianço da escola como a muitos de nós. Por acaso o liceu que frequentei nesse ano até era perto da Pide, mas pediram-nos para ir direitos a casa e eu fui...estúpido!
Mas de uma coisa tenho a certeza, talvez por estar numa idade em ia começar a soltar a asa ou outra coisa qualquer as recordações da minha infância dividem-se em antes e depois do 25.
Mas a melhor recordação daquele ano, não foi a revolução não, foi o encontrar um grande amigo na carteira da sala de aula... Grande abraço Óscar.

Ps: Gostei imenso do site proposto pela nf. Sem dúvida que ouvido na 1ª pessoa è tudo muito mais interessante. Obrigado ó nf.

Óscar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Óscar disse...

Aquele abraço, Deibaidei!